Pernambuco: PF deflagra operação contra fraude no FGTS; saques chegam a R$ 182 MIL. Foto: Divulgação
A Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, a Operação Duplo F com o objetivo de investigar notícia acerca de diversas fraudes contra o sistema Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), possivelmente praticada por uma ex-funcionária de uma Empresa de Contabilidade e Consultoria situada no bairro da Ilha do Retiro, que noticiou os fatos.
Estão sendo cumpridos na manhã desta quarta, três mandados de busca e apreensão na cidade de Paulista/PE objetivando apreender mídias de armazenamento (HDs externos e internos, pen drives etc), laptops, smartphones, agendas manuscritas ou eletrônicas, documentos relativos à titularidade de propriedades ou à manutenção de propriedades em nome das próprias investigadas ou de terceiros; registros e livros contábeis e documentos relacionados à manutenção e movimentação de contas no Brasil e no exterior, em nome dos investigados ou de terceiros. Alguns saques giraram em torno de R$ 110 a 182 mil, originados de vínculos falsos de 10 empresas diferentes e vínculos de admissão/afastamento inexistentes com 08 empresas diversas.
Os crimes que estão sendo investigados são o de estelionato majorado contra a Caixa Econômica Federal (Artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal), cujas penas variam de 1 a 7 anos de reclusão.
O vereador José Joacir Cristóvão da Silva, mais conhecido como Oim (Podemos), do município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de um mandato de prisão na Operação Olho de Vidro da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul na última quinta-feira, 19 de setembro, sob a acusação de envolvimento com o tráfico transnacional de drogas.
O parlamentar, que até a última atualização estava foragido, é apontado pela PF como líder de uma organização criminosa de tráfico de drogas operante em diversos estados do Brasil.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em nove cidades de seis estados (MS, MT, PE, SP, SC e GO), incluindo a interdição de duas empresas e a apreensão de veículos, imóveis e valores em contas bancárias dos 17 investigados.
As investigações tiveram início em maio de 2022, em apuração dos responsáveis por encaminhar carga de maconha e cocaína (cerca de 400 kg), que estava sendo transportada em um caminhão apreendido em Ponta Porã/MS. A partir desta ocorrência, foi identificada a atuação de uma organização criminosa.
Durante as diligências, além das prisões e buscas realizadas, duas pessoas jurídicas foram interditadas, inúmeros veículos foram apreendidos e grande numerário de valores foi bloqueado nas contas dos investigados.
Ademais, foram efetuadas sete prisões em flagrante pelos delitos de posse irregular de arma de fogo (de uso restrito) e tráfico de drogas, com consequente apreensão de: quatro pistolas, uma escopeta, cocaína e maconha.
3
09:39, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
mais notícias
+