19 de setembro de 2024 às 19:20 - Atualizado às 19:56
Vereador pernambucano é alvo de operação da Polícia Federal. Foto: Divulgação
O vereador José Joacir Cristóvão da Silva, mais conhecido como Oim (Podemos), do município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de um mandato de prisão na Operação Olho de Vidro da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 19 de setembro, sob a acusação de envolvimento com o tráfico transnacional de drogas.
O parlamentar, que até a última atualização estava foragido, é apontado pela PF como líder de uma organização criminosa de tráfico de drogas operante em diversos estados do Brasil.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em nove cidades de seis estados (MS, MT, PE, SP, SC e GO), incluindo a interdição de duas empresas e a apreensão de veículos, imóveis e valores em contas bancárias dos 17 investigados.
As investigações tiveram início em maio de 2022, em apuração dos responsáveis por encaminhar carga de maconha e cocaína (cerca de 400 kg), que estava sendo transportada em um caminhão apreendido em Ponta Porã/MS. A partir desta ocorrência, foi identificada a atuação de uma organização criminosa.
Durante as diligências, além das prisões e buscas realizadas, duas pessoas jurídicas foram interditadas, inúmeros veículos foram apreendidos e grande numerário de valores foi bloqueado nas contas dos investigados.
Ademais, foram efetuadas sete prisões em flagrante pelos delitos de posse irregular de arma de fogo (de uso restrito) e tráfico de drogas, com consequente apreensão de: quatro pistolas, uma escopeta, cocaína e maconha.
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou no final de agosto, uma operação para combater uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A ação ocorreu nas cidades de Paulista, Olinda, Abreu e Lima, e Gravatá, no Agreste do estado, com o apoio de policiais do Ceará e do Rio Grande do Norte.
A operação, que marca a 40ª ação de repressão qualificada do ano, teve início em novembro de 2022. No total, foram cumpridos 27 mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Paulista, no Grande Recife. Entre os mandados, 26 foram de busca, apreensão e sequestro de bens, e um homem foi preso.
Durante a operação, a polícia encontrou uma grande quantia em dinheiro, cujo valor ainda não foi divulgado.
1
3
04:03, 09 Out
26
°c
Fonte: OpenWeather
As ações aconteceram entre os dias 4 e 6 de outubro em todo o Estado.
Os envolvidos foram autuados em flagrante também pelo crime de associação criminosa.
Os suspeitos poderão ser processados por tráfico e organização criminosa.
mais notícias
+