Pernambuco, 15 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco se torna o melhor estado do Nordeste e o terceiro do Brasil para empreender, aponta ILISP

O levantamento considera o número de atividades de baixo risco dispensadas de alvará, que passou de 846 para 952 no estado, medida que reduz burocracia.

Ricardo Lélis

07 de agosto de 2026 às 18:40   - Atualizado às 18:40

Empreendimento cresce em Pernambuco.

Empreendimento cresce em Pernambuco. (Foto: Tony Holanda/Adepe)

Pernambuco é o melhor estado do Nordeste para empreender e um dos três melhores do Brasil, após subir da 8ª para a 3ª posição no Ranking Nacional de Liberdade para Trabalhar, elaborado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP).

O levantamento considera o número de atividades de baixo risco dispensadas de alvará, que passou de 846 para 952 em Pernambuco, medida que reduz burocracia, tempo e custos para a abertura de empresas e permite o início das operações sem autorização prévia.

O avanço reforça a agenda de simplificação conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), que instituiu, em junho deste ano, o Comitê de Simplificação e Melhoria do Ambiente de Negócios.

“Estamos construindo um ambiente cada vez mais moderno, eficiente e favorável ao empreendedorismo. A simplificação dos processos reduz a burocracia, amplia a segurança jurídica e fortalece a capacidade de Pernambuco de atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Danielle Jar Souto, afirmando que o reconhecimento confirma a efetividade das medidas adotadas pelo Governo do Estado para tornar Pernambuco mais competitivo.

Para o presidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), Marcelo Faria, o avanço reforça o compromisso de Pernambuco com a simplificação do ambiente de negócios e aponta oportunidades para ampliar a liberdade econômica nos municípios.

Veja Também

“A ampliação da lista de atividades de baixo risco em Pernambuco permite que mais empreendedores trabalhem de forma rápida e simples. A norma estadual está posta; agora falta o avanço nos municípios. Hoje, 33 dos 185 municípios pernambucanos aprovaram uma legislação de liberdade econômica, e o passo seguinte é levar essa desburocratização para as outras 152 cidades.”

Comitê

Instalado em junho, o Comitê de Simplificação e Melhoria do Ambiente de Negócios reúne órgãos públicos e entidades parceiras para revisar normas, integrar procedimentos e tornar mais ágeis e eficientes os processos de registro, licenciamento e abertura de empresas.

Além da ampliação das atividades dispensadas de alvará, o Comitê atua na integração entre órgãos públicos, na digitalização de procedimentos, no aperfeiçoamento regulatório e na criação de indicadores para acompanhar a evolução do ambiente de negócios no Estado.

As ações integram a estratégia do Governo de Pernambuco para modernizar a administração pública, reduzir entraves burocráticos, aumentar a competitividade, atrair investimentos e estimular a geração de emprego e renda.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:39, 15 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE para escolha de novo desembargador; confira nomes.
Vaga

OAB-PE entrega lista sêxtupla ao TJPE para escolha de novo desembargador; confira nomes

Os seis nomes foram definidos em eleição on-line realizada no dia 6 de outubro. Segundo a entidade, o processo seguiu critérios de paridade de gênero e cota racial, com o objetivo de assegurar representatividade na escolha.

Vacinação de cachorro em Paulista.
Serviço

Prefeitura do Paulista realiza vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado (17); veja onde

Ação acontece das 9h às 14h em dois pontos do município; pré-campanha já imunizou 1.346 animais desde setembro.

Vereador Felipe Nascimento, governadora reeleita Raquel Lyra e a prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Cooperação

Prefeita Mirella Almeida participa de almoço com Raquel Lyra e reforça parceria entre Olinda e o Estado

A interlocução entre as duas gestões é apontada como um caminho para discutir investimentos e buscar melhorias nos serviços oferecidos à população.

mais notícias

+

Newsletter