Carteiras de estudantes falsas apreendidas. Foto: Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta sexta-feira, 25 de outubro, a Operação Half Pass, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na falsificação de carteiras de estudante e na criação de um site falso de “meia entrada”. A ação é comandada pela 9ª Delegacia Seccional da Polícia Civil, sob coordenação da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM).
De acordo com a Polícia, o grupo criminoso falsificava carteiras estudantis, enganando estudantes que acreditavam estar adquirindo documentos legítimos para obtenção de descontos em eventos culturais e esportivos. As carteiras falsas e o site fraudulento geraram um lucro estimado de mais de R$ 4 milhões por ano apenas em Pernambuco.
"Trata-se de um esquema nacional", disse a polícia, por meio de nota.
A investigação teve início em setembro de 2024, após uma prisão em flagrante em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Na Operação Half Pass, 11 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 14ª Vara Criminal da Capital.
Cerca de 50 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, estão envolvidos na operação. As buscas acontecem no Recife, Olinda e Gravatá, no Agreste pernambucano, com o objetivo de coletar provas e desarticular a estrutura da organização criminosa.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) prendeu, na quarta-feira, 23 de outubro, três suspeitos de integrarem uma organização criminosa especializada em roubo de veículos de transporte de valores, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, realizada com a participação de 18 policiais, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um sítio na Zona Rural de Glória do Goitá, local utilizado pelo grupo para armazenar armas e drogas.
No sítio, foram apreendidas uma espingarda calibre 32, uma carabina calibre 44, uma pistola calibre .40, uma pistola calibre 9mm, dois revólveres calibre 38, dois carregadores, 189 munições de diversos calibres e duas placas balísticas, além de sete celulares e três veículos.
Os suspeitos possuem um vasto histórico criminal. Um dos presos é acusado de dois homicídios em Floresta, enquanto outro responde por um homicídio na mesma cidade e por tentativa de homicídio em Paulista.
2
05:47, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+