Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco expande Ensino Médio integral e deixa Nordeste na liderança nacional

Atualmente, Pernambuco conta com 671 escolas em tempo integral, sendo 510 de ensino médio, 105 de ensino fundamental e 56 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).

Gabriel Alves

13 de setembro de 2025 às 08:34   - Atualizado às 08:34

Aula em escola de Pernambuco.

Aula em escola de Pernambuco. Foto: Filipe Jordão

Pernambuco segue avançando na ampliação do ensino médio integral no Brasil. De acordo com levantamento divulgado nesta semana pela ONG Todos pela Educação, o Estado ultrapassou a marca de 50% das matrículas em tempo integral, mais que o dobro da média nacional, que é de 22%, considerando o Plano Nacional de Educação (PNE) vigente. Especificamente no ensino médio da Rede Estadual, Pernambuco alcançou 71% das matrículas nessa modalidade, consolidando-se como referência no país.

Segundo o estudo, nos últimos dez anos, o número de matrículas no ensino médio integral na Rede Estadual mais que triplicou, somando quase 1,3 milhão de estudantes em todo o Brasil. A pesquisa apontou ainda uma forte concentração de avanços na região Nordeste, que reúne os percentuais mais elevados de cobertura.

Em contrapartida, Estados como Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal apresentam índices ainda muito baixos, inferiores a 5%, o que evidencia as desigualdades regionais.

O levantamento também revelou que a análise dos dados nacionais entre 2016 e 2024 evidencia uma expansão contínua das matrículas no período. O número absoluto de matrículas passou de 392.855 em 2016 para 1.343.035 em 2024. Essa evolução representa um avanço de 16 pontos percentuais (p.p.), saindo de 5,7% de matrículas integrais em 2016 para 21,7% em 2024. Isso representa uma evolução média de 2 p.p. ao ano, com destaque para o período entre 2019 a 2022.

Atualmente, Pernambuco conta com 671 escolas em tempo integral, sendo 510 de ensino médio, 105 de ensino fundamental e 56 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Desde 2023, o Estado vem ampliando sua rede, passando de 197.733 matrículas naquele ano para 207.223 em 2024, chegando a 217.457 em 2025. Nesse período, já foram implantadas 97 novas unidades em tempo integral, com a previsão de entrega de mais 15 ETEs e três Escolas de Referência em Ensino Médio, fortalecendo ainda mais a oferta de vagas no ensino médio integral em Pernambuco.

Veja Também

De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, o objetivo do Governo do Estado é universalizar o atendimento em tempo integral em todas as escolas da Rede Estadual.

“O nosso compromisso é garantir que as unidades de ensino estejam preparadas para essa transformação, com alimentação escolar de qualidade, salas de aula climatizadas e infraestrutura adequada. Vamos continuar avançando, agora com ainda mais qualidade, para que as escolas realmente tenham condições de se adequar e oferecer um regime integral que atenda às necessidades dos estudantes”, destacou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:27, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter