Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco descarta mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol

Do quantitativo de residentes no estado (29 casos), sete pacientes estão em acompanhamento em serviços de saúde, 14 já receberam alta hospitalar.

Ricardo Lélis

08 de outubro de 2025 às 18:25   - Atualizado às 18:25

Bebidas destiladas.

Bebidas destiladas. Foto: TV Globo/Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, na tarde desta quarta-feira 8 de outubro, mais 4 casos foram descartados da suspeita de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Do total de casos notificados, sete já foram descartados em Pernambuco. Os casos foram descartados por não terem atendido ao critério de confirmação, que são: diagnóstico laboratorial, quando existe a detecção e quantificação do metanol, ou o diagnóstico presuntivo, quando a dosagem específica de metanol não estava disponível no sangue ou urina do paciente, mas ele tinha história clínica compatível.
 
Pernambuco totaliza 31 casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo dois pacientes residentes de outros estados (São Paulo e Alagoas).

Pernambuco

Do quantitativo de residentes no estado (29 casos), 7 pacientes estão em acompanhamento em serviços de saúde, 14 já receberam alta hospitalar, desses, cinco foram descartados (Carpina, Gravatá, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serrita).

Outro caso foi descartado no município de Mirandiba; o paciente segue internado por outras causas. Quatro óbitos foram registrados (Lajedo 2, João Alfredo 1 e Paudalho 1 – este último sendo descartado) e, por fim, três pacientes evadiram-se, abandonando o tratamento por conta própria.

Antídotos

Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 580 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Pernambuco recebeu 240.

Veja Também

Os itens também foram entregues para outros estados, como 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

A medida integra as ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas.

As entregas estão sendo realizadas de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No último sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:17, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso para Polícia Militar de Pernambuco.
Concurso

Concurso da PM de Pernambuco: veja o que estudar para se preparar para a prova objetiva

Vale destacar que a governadora Raquel Lyra confirmou que vai realizar um certame destinado a Segurança Pública neste ano.

Carnaval de Pernambuco.
Festa

Carnaval Recife e Olinda: veja programação de blocos, polos e camarotes deste sábado (14)

Os eventos começam cedo e se estendem até a noite, com atividades gratuitas e pagas espalhadas pelos principais pontos das cidades.

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Material

O que estudar para o concurso da Polícia Civil de Pernambuco: veja as matérias que caem nas provas

A expectativa em torno do certame mobiliza candidatos que buscam cargos como agente, escrivão e delegado

mais notícias

+

Newsletter