Pernambuco, 30 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco recebe 240 unidades de antídoto contra intoxicação por metanol

A medida integra as ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados registrados no país nas últimas semanas.

Ricardo Lélis

06 de outubro de 2025 às 16:46   - Atualizado às 16:52

Ampolas de etanol farmacêutico

Ampolas de etanol farmacêutico Foto: Divulgação/MS

Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 580 ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque. Pernambuco recebeu 240.

Os itens também foram entregues para outros estados, como 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

A medida integra as ações do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas.

As entregas estão sendo realizadas de forma articulada com as secretarias estaduais de saúde. As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No último sábado (4), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra adicional de 12 mil unidades de etanol farmacêutico, além de 2,5 mil unidades de fomepizol – os dois medicamentos são utilizados no tratamento de intoxicações por metanol.

Veja Também

“O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, refoça o ministro.

Desde o início da mobilização, o Ministério da Saúde atua em parceria com os estados e municípios, orientando os serviços de saúde quanto aos protocolos de diagnóstico e tratamento, além de coordenar o fluxo de informações e o apoio logístico necessário à rede pública.

Atualização de casos

O Ministério da Saúde confirma 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica neste sábado (4), segundo dados enviados até às 16h ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Piauí notificaram os primeiros casos em investigação.

Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação).

Dessas notificações, 13 são de óbitos. Um óbito confirmado no estado de São Paulo e 12 estão sendo investigados (7 em SP, 3 em PE, 1 na BA e 1 no MS).

Para reforçar a capacidade de diagnóstico, a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) mobilizou três unidades com estrutura para análises imediatas: o Lacen-DF, o Laboratório Municipal de São Paulo e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

A Anvisa também mapeou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir o etanol farmacêutico, garantindo cobertura em todas as capitais para atendimento rápido a novas demandas. Em relação ao fomepizol, sete fornecedoras internacionais já foram identificadas com capacidade de produção.

Ministério da Saúde

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:29, 30 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Motorista de ônibus.
Levantamento

Recife: Pressão e violência afastam quase 200 motoristas de ônibus por problemas psicológicos

Responsáveis por transportar diariamente milhares de passageiros na Região Metropolitana, esses profissionais enfrentam uma rotina marcada por forte pressão

Festival de Jericos de Panelas
Agenda

Festival de Jericos em PE recebe grandes shows no fim de semana; confira programação

O evento ainda conta com premiações em dinheiro que passam de R$ 100 mil para quem vai participar de corridas.

Igreja Matriz de São Cosme e São Damião
Feriado

Dia do Trabalhador: Confira o que abre e fecha durante o feriado em Igarassu

Alguns serviços públicos terão funcionamento especial, Tendo horário alterado nesta sexta-feira, 1 de maio. 

mais notícias

+

Newsletter