Pernambuco, 20 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco convoca 727 analistas de psicologia para escolas estaduais e amplia atendimento

Os psicólogos atuarão diretamente na criação de espaços de escuta, orientação e prevenção, apoiando estudantes, famílias e equipes escolares.

Fernanda Diniz

20 de fevereiro de 2026 às 16:16   - Atualizado às 16:16

Pernambuco convoca analistas de psicologia para escolas estaduais.

Pernambuco convoca analistas de psicologia para escolas estaduais. Foto: Divulgação/SEE

O Governo de Pernambuco convocou 727 analistas de psicologia educacional aprovados em seleção simplificada para atuar nas escolas da rede estadual, garantindo a presença de um psicólogo em cada unidade de ensino. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20).

Com a chegada dos profissionais, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) amplia as ações do projeto EntreLaços, voltado à promoção da saúde mental e à prevenção e ao enfrentamento das diferentes formas de violência no ambiente escolar.

Com a convocação, a rede estadual de ensino salta de 361 para 1.088 psicólogos, distribuídos entre as escolas da rede estadual, os Núcleos de Atenção Psicossocial às Escolas (Napse), o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) e a sede da SEE.

“Esse é mais um importante investimento do programa Juntos pela Educação e toda escola da nossa rede vai contar com um psicólogo à disposição para ajudar os estudantes, professores e todos os profissionais de educação no seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, do Governo do Estado, damos às boas-vindas aos novos servidores que ajudarão a fazer a educação de Pernambuco ainda melhor”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os psicólogos atuarão diretamente na criação de espaços de escuta, orientação e prevenção, apoiando estudantes, famílias e equipes escolares em situações de vulnerabilidade ou conflitos.

Veja Também

As escolas indígenas, que adotam modelo de gestão próprio, serão contempladas conforme manifestação de interesse, com a designação de analistas de psicologia educacional apenas às unidades escolares que considerarem necessária a atuação desse profissional.

“Os profissionais convocados vêm fortalecer a rede estadual em mais uma ação do Programa Juntos pela Educação e serão distribuídos nas escolas de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado”, reforçou a secretária executiva de Gestão de Pessoas da SEE, Rafaela Ramos. 

Os candidatos convocados deverão comparecer à GRE para a qual realizaram a inscrição, em até cinco dias úteis, para apresentação da documentação de contratação, descrita no edital de seleção.

Os convocados que não apresentarem a documentação no prazo estabelecido serão considerados desistentes, sendo automaticamente excluídos do processo seletivo simplificado. 

A seleção foi realizada por meio de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, conforme critérios estabelecidos no edital, publicado em outubro de 2025.

A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:00, 20 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pernambuco fecha 2025 com a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos.
Dados

Pernambuco: desemprego recua em 2025 e estado alcança melhor resultado desde 2014, diz IBGE

Segundo o instituto, o número de pessoas ocupadas no estado passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025.

Concurso Unificado de Pernambuco.
Certames

Governadora garante em 2026 novos concursos para as forças de segurança pública; veja vídeo

Raquel Lyra também afirmou que após o carnaval, serão nomeados agentes da Polícia Científica e depois da Polícia Civil

Prefeita de Paudalho PE
Pernambuco

MPPE recomenda à prefeita de Paudalho adequações no Portal da Transparência

Ministério Público de Pernambuco solicita transparências nas informações detalhadas sobre valores, beneficiários e documentos em todas as emendas parlamentares.

mais notícias

+

Newsletter