Conselheira tutelar Rosimere Bizzaria, que sofreu atentado. Foto: Reprodução
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está investigando a identificação dos autores do atentado contra a conselheira tutelar Rosimere Bizzaria da Silva Barbosa, de 42 anos, conhecida como Merinha. O caso aconteceu na manhã da última quinta-feira, 28 de novembro, no município de Angelim, no Agreste de Pernambuco.
Rosimere foi atacada enquanto levava sua filha à escola. Dois homens armados chegaram em uma moto e dispararam contra a conselheira. Apenas ela foi atingida pelos tiros.
Após o atentado, Rosimere foi socorrida e levada ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns. A conselheira passou por duas cirurgias e, segundo informações, seu estado de saúde é considerado estável.
A Polícia Civil informou que as investigações estão em curso sob a responsabilidade da Delegacia de Polícia de Angelim, mas, até o momento, não há informações sobre a autoria ou motivação do crime.
Em nota, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco lamentou profundamente o ocorrido e repudiou qualquer forma de violência contra a vida. A pasta garantiu estar mobilizada para acompanhar o caso e apoiar a vítima, que agora conta com escolta policial.
O Sistema Estadual de Proteção também se posicionou, destacando que está tomando todas as medidas necessárias para assegurar a integridade de Rosimere e sua família.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania se pronunciou publicamente, repudiando o atentado e cobrando rigor nas investigações. A pasta classificou a violência sofrida pela conselheira como grave e inaceitável, reforçando o compromisso em colaborar para que os culpados sejam responsabilizados.
Veja nota na íntegra
"O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Coordenação Geral de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, repudia e lamenta a grave violência sofrida pela conselheira tutelar Rosimere Bizzaria da Silva Barbosa – a Merinha, como é conhecida em Angelim, município onde atua, no Agreste de Pernambuco.
A profissional foi vítima de uma abordagem com disparos de arma de fogo em sua direção, ao deixar sua casa na manhã desta quinta-feira (28) para levar a filha para a escola. Rosimere foi socorrida, passou por duas cirurgias e, no momento, encontra-se estável. O MDHC se solidariza com a conselheira tutelar, manifesta apoio a familiares e amigos, bem como aos cidadãos da cidade de Angelim e do estado de Pernambuco.
Conselheiros tutelares são agentes escolhidos pela população para atuar na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Dentre suas atribuições previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está a de registrar denúncias, atender e acompanhar situações de violações e ameaças contra o público infanto-juvenil. Função essa que, para ser efetivamente cumprida, requer a garantia do resguardo de direitos fundamentais e não admite nenhuma forma de intimidação.
O Ministério entende que atos de violência praticados contra esses profissionais se constituem em ataques diretos ao próprio Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Portanto, é imprescindível que as autoridades locais imprimam o devido rigor à investigação da tentativa de assassinato de Rosimere, e promovam medidas que assegurem o exercício pleno das atividades de conselheiros tutelares, para que situações como esta não se repitam".
2
05:42, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+