Pernambuco, 21 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambucanos terão aumento na conta de luz, a partir desta terça (29), após pedido da Neoenergia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 29, por maioria, o reajuste tarifário anual.

Fernanda Diniz

29 de abril de 2025 às 13:49   - Atualizado às 13:49

Conta de luz da neoenergia.

Conta de luz da neoenergia. Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 29, por maioria, o reajuste tarifário anual da Neoenergia Pernambuco, com alta média de 0,61% para os consumidores da concessionária. O novo patamar valerá a partir deste dia 29 de abril.

Na classificação por grupos de consumidores, haverá redução média de 7,10% na tarifa para os consumidores em alta tensão, como grandes indústrias. Já os consumidores em baixa tensão ficarão com as tarifas elevadas em 3%. Esse segundo grupo considera consumidores residenciais, rurais, iluminação pública etc.

No balanço para a revisão tarifária, foi verificada queda nos custos de componentes financeiros da empresa e no custo com transporte. Por outro lado, houve elevação nos custos de distribuição, encargos setoriais e compra de energia.

O voto foi aprovado por maioria de três diretores contra dois. O relator e diretor Fernando Mosna havia proposto um encaminhamento sobre o tema das perdas não técnicas, que ocorrem via ligação clandestina, desvio direto da rede ou adulteração no medidor, por exemplo.

O consumidor, na prática, paga a conta de quem frauda ou furta energia. A Aneel reconhece na tarifa parte dos furtos de energia na tarifa para ajudar a empresa a recompor as perdas.

A Neoenergia Pernambuco, com atuação em áreas de risco no combate às perdas, pediu para a Energisa Acre ser desconsiderada como concessionária de referência para as perdas não técnicas. A meta de perdas de uma determinada concessionária é estabelecida com base em empresas comparáveis e com menores índices de furtos de energia e problemas relacionados. A Neoenergia defendeu que os desafios enfrentados não estão refletidos nas metas.

O diretor Mosna, acompanhado pelo diretor Ricardo Tili, votou por medida cautelar para desconsideração da Energisa Acre como "benchmark" para a definição da meta de perdas não técnicas da Neoenergia PE.

Além disso, o voto dos dois diretores foi por determinar à Superintendência de Gestão Tarifária (STR) da Aneel que, no prazo de 180, realizasse uma análise de mérito dos argumentos apresentados pela Neoenergia Pernambuco.

Os dois diretores votaram ainda que o referencial regulatório de perdas não-técnicas para a Neoenergia PE, na revisão tarifária de 2025, ficasse no porcentual de 16,31% sobre o mercado de baixa tensão medido, até a conclusão da análise técnica definitiva.

Estadão Conteúdo 
 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:33, 21 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

São João na Vila em Camaragibe.
Tradição

Camaragibe amplia festejos juninos com quatro dias de shows na Vila da Fábrica

Prefeito Diego Cabral anuncia programação até 24 de junho, com atrações como Conde, Tayara Andreza e Banda Aquárius.

Hospital Armindo Moura, Moreno-PE
Saúde

Mutirão de cirurgias do Cuida PE atende 30 pacientes em Moreno

Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado

Raquel Lyr ao lado de Policiais.
Pernambuco

Raquel Lyra convoca mais 2.400 aprovados da PM e chega a 4.800 chamados para o curso de formação

A ação faz parte do programa Juntos pela Segurança, que prevê, até 2026, o reforço de 7 mil profissionais para a Secretaria de Defesa Social (SDS).

mais notícias

+

Newsletter