Pastor Júnior Tércio, do PP. Foto: Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura
O deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP) criticou na terça-feira, 10 de dezembro, o uso de armas de gel feito por crianças e adolescentes no estado de Pernambuco. O parlamentar destacou os altos índices de pessoas vítimas da brincadeira, principalmente os pacientes vítimas de ataques nos olhos.
Tércio mostrou dados da Fundação Altino Ventura, que já registrou mais de 60 pacientes vítimas das armas de gel e ressaltou que o equipamento não é considerado um brinquedo, e ressaltou também o alto índice de chamados da Polícia Militar para solucionar casos das brincadeiras com os artefatos.
“Pais, tomem conta dos seus filhos, senão, a polícia vai tomar. A Polícia Militar de Pernambuco já recebeu 109 chamados nos últimos 10 dias – uma média de 10 ocorrência por dia sobre a “brincadeira” com as armas de gel. Isso é inadmissível e põe em risco a vida das pessoas”, afirmou.
O deputado ressaltou ainda que o Inmetro já afirmou que as armas de gel não são brinquedos e que é preciso coibir a prática, bem como controlar a venda desses equipamentos.
“Ou ensinamos aos nossos filhos o caminho, ou a vida irá ensiná-los da pior forma possível”, destacou o parlamentar.
Na segunda-feira, 9 de dezembro, em coletiva de imprensa, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco se posicionou sobre a grande proporção no uso das armas de gel em Pernambuco. Os dispositivos tem deixado as autoridades em alerta na forma de utilização do equipamento. A famosa "gel blasters" entrou em moda para jovens e adolescentes.
A SDS se pronunciou após o registro de 109 incidentes com os equipamentos nos últimos dez dias, incluindo casos graves de lesões oculares.
O delegado Mário Melo, da Delegacia de Água Fria, esclareceu que a venda e o porte dessas armas não configuram crime perante a legislação brasileira. No entanto, ele ressaltou que o uso indevido pode gerar implicações legais.
"O meio com que ele está sendo utilizado pode trazer algumas consequências criminais", afirmou o delegado.
Ele complementou explicando que existe uma necessidade da legislação de acompanhar essas novidades e fazer as retificações devidas.
"Até então, por ser uma novidade, ainda não houve essa atualização, mas é algo que, com certeza, vai ser edificado e vai ser atualizado."
2
00:10, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+