Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação Semana Santa, em Pernambuco, termina com poucas ocorrências e redução de acidentes, diz SDS

A ampliação dos investimentos, a expertise tecnológica, o planejamento e as ações integradas foram os pilares empregados pela Secretaria.

Gabriel Alves

22 de abril de 2025 às 19:53   - Atualizado às 20:17

Agentes policiais durante Operação Semana Santa.

Agentes policiais durante Operação Semana Santa. Foto: Divulgação/SDS

Ordem pública e muita tranquilidade marcaram a Operação Semana Santa 2025, da Secretaria de Defesa Social (SDS). Entre os dias 11 e 20 de abril, poucas ocorrências policiais foram registradas nos locais onde são encenados os tradicionais espetáculos da Paixão de Cristo, na capital e interior do Estado, que atraem milhares de pernambucanos e turistas a cada edição.

Os investimentos e reforço das ações realizadas pela SDS no período também proporcionaram a redução nos números de acidentes nas estradas, no comparativo com o ano anterior.

No período da Operação, foram contabilizadas 14 ocorrências, sendo 13 registradas em Gravatá e uma no Brejo da Madre de Deus. Desse total, 12 estavam relacionadas a furtos diversos, uma foi referente ao acidente de um policial em serviço e outra relativa a descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU).

A Operação Semana Santa 2025 proporcionou, ainda, mais segurança nas estradas pernambucanas: houve uma redução de 34% nos acidentes sem vítima (978 casos, contra 1.483 registrados nas celebrações do ano anterior) e de 27% nos acidentes com vítimas fatais (42 casos, contra 58 no comparativo com o ano passado).

A exemplo de outros grandes eventos realizados no Estado, a ampliação dos investimentos, a expertise tecnológica, o planejamento antecipado e as ações integradas foram os pilares empregados pela SDS para garantir o sucesso de toda a Operação.

Veja Também

“O pouco quantitativo de ocorrências criminais, e de menores potenciais ofensivos, em eventos que atraem um grande público, como as Paixões de Cristo de Nova Jerusalém, do Marco Zero e do Sítio Trindade, foram resultado do esforço conjunto e do trabalho efetivo desempenhado pelas forças de segurança de Pernambuco, demonstrando que estamos no caminho certo do planejamento e execução das ações integradas, e cada vez mais com apoio da tecnologia”, avaliou a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, ressaltando que a Operação também foi realizada em demais cidades do Agreste e da Região Metropolitana, bem como no litoral pernambucano. 

Operação Cactus

Reforçando a Operação Semana Santa 2025 da SDS, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) intensificou a Operação Cactus nas principais rodovias de acesso ao interior do Estado, garantindo segurança ao cidadão e o combate ao transporte de materiais ilícitos. Durante a Operação, realizada entre os dias 17 e 22 de abril, foram empregados aproximadamente 70 policiais militares, que atuaram em 28 pontos de bloqueio estratégicos.

O balanço resultou em 1.556 abordagens a veículos, 2.427 pessoas abordadas e 8 ocorrências policiais registradas, que culminaram com 7 prisões em flagrante delito, 1 veículo apreendido, 1 mandado de prisão cumprido e 4 armas de fogo apreendidas, além de 22 quilos de cocaína e aproximadamente 250 gramas de maconha retiradas de circulação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:07, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

Preço da gsolina na Paraíba.
Dinheiro

Preço da gasolina na Paraíba custa quase R$ 1 a menos do que em Recife

A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.

Deputado Coronel Feitosa e Galo da Madrugada.
Carnaval

Coronel Feitosa é autor da lei que torna Galo da Madrugada Patrimônio Cultural de Pernambuco

Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado

mais notícias

+

Newsletter