Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"O lugar de Bolsonaro é na lata de lixo", diz deputada Dani Portela; veja vídeo

A fala da parlamentar acontece após a Câmara Municipal de Camaragibe rejeitar a concessão do Título de Cidadão Camaragibense ao ex-presidente.

Fernanda Diniz

22 de abril de 2025 às 17:12   - Atualizado às 17:12

Ex-presidente Jair Bolsonaro e Dani Portela.

Ex-presidente Jair Bolsonaro e Dani Portela. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A Câmara Municipal de Camaragibe rejeitou, nesta terça-feira, 22 de abril, a concessão do Título de Cidadão Camaragibense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A proposta, apresentada pelo vereador Ricardo Pedrosa, recebeu apenas seis votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções, número insuficiente para a aprovação da honraria, que exige o mínimo de nove votos a favor.

A proposta foi alvo de críticas e mobilizou militantes de diferentes lados.

Entre os que comemoraram o resultado da votação, está a deputada estadual Dani Portela (PSOL), que usou as redes sociais para celebrar o que chamou de uma “vitória contra o bolsonarismo”.

“Vitória! O lugar de Bolsonaro é na lata de lixo da história! Graças à nossa mobilização, juntamente com a Frente Democrática Camaragibense e vários movimentos sociais, derrotamos o bolsonarismo! Bolsonaro segue réu, inelegível e sem título de cidadão de Camaragibe! Aqui, Bolsonaro não se cria!”, declarou a parlamentar.

Veja Também

O Título de Cidadão Camaragibense é tradicionalmente concedido a personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do município. A tentativa de homenagear Bolsonaro gerou reações tanto de apoiadores quanto de opositores do ex-presidente.

“O regimento da Casa é muito claro: toda votação tem que ter 2/3 [dos votos], e 2/3 de 13 [vereadores] teria que ter 9 votos. Se fosse matéria simples, uns sete votos passaria. A gente respeita, eu tentei manter a imparcialidade, respeitando a esquerda e a direita. Meu papel aqui é conduzir os trabalhos da melhor forma possível”, explica o presidente da Câmara, Paulo André (PSB).

 Veja vídeo: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Câmara nega título 

 

A Câmara Municipal de Camaragibe não aprovou o Título de Cidadão Camaragibense para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta, de autoria do vereador Ricardo Pedrosa, recebeu 6 votos favoráveis, 2 votos contrários e 4 abstenções.

Para que o Título fosse concedido, seria necessário que 9 vereadores fossem favoráveis, o que não aconteceu. A votação foi realizada nesta terça-feira, 22 de abril.

A honraria, que é concedida a personalidades que contribuíram de forma significativa para o município, acabou sendo alvo de divergências entre os parlamentares. Além disso, a sessão teve a presença de manifestantes da esquerda - que pressionaram os parlamentares contra a homenagem -, e da direita, que eram favoráveis. 

"O regimento da Casa é muito claro: toda votação tem que ter 2/3 [dos votos], e 2/3 de 13 [vereadores] teria que ter 9 votos. Se fosse matéria simples, uns sete votos passaria. A gente respeita, eu tentei manter a imparcialidade, respeitando a esquerda e a direita. Meu papel aqui é conduzir os trabalhos da melhor forma possível", explica o presidente da Câmara, Paulo André (PSB).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 783 vagas são oferecidas com salários de até R$ 12.178,24

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Uber Black 2025 tem novas regras de aceitação de carros e motoristas.
Promoção

Uber oferece R$ 50 de desconto em corridas para incentivar doação de sangue no Carnaval do Recife

A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá
Gestão

Mano Medeiros está entre os melhores prefeitos do Brasil em ranking do Instituto Veritá

O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.

mais notícias

+

Newsletter