Cândido Saraiva ainda ressaltou o papel das quase 100 mil pessoas envolvidas nas eleições, entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores, servidores, colaboradores e voluntários.
Presidente do TRE-PE, Cândido Saraiva. Foto: Divulgação/TSE
Teve início às 8h deste domingo, 6 de outubro, o primeiro turno das Eleições 2024. Em discurso realizado para marcar o começo dos trabalhos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva, destacou o trabalho realizado nos últimos meses para garantir a transparência e segurança do processo eleitoral.
Durante a fala, o magistrado também aproveitou para enaltecer o papel da imprensa no pleito.
“Desejo que todos votem, participem do processo eleitoral com consciência e tranquilidade, pois é a participação efetiva de todos que define os rumos da nossa sociedade e consolida a democracia. Nosso Tribunal está preparado para acolher 7.152.871 eleitores pernambucanos aptos a votar neste dia em 184 municípios, seja na capital, no Agreste, na [Zona da] Mata ou no Sertão. Todos asseguram o suporte necessário ao cumprimento da nossa honrosa missão constitucional. Trabalhamos intensamente ao longo dos últimos meses para assegurar um processo eleitoral transparente e seguro. Contamos com a colaboração de todos”, concluiu o magistrado.
Cândito ainda ressaltou o papel das quase 100 mil pessoas envolvidas nas eleições, entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores, servidores, colaboradores e voluntários.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024, começam neste domingo, 6 de outubro. Para você que vai votar, mas ainda não sabe quais documentos serão aceitos, preste bastante atenção.

Você deve levar qualquer documento oficial com foto, como, por exemplo, a carteira de identidade, o passaporte, a carteira de trabalho ou sua CNH.
O e-Título, aplicativo digital do título de eleitor, também será aceito para aqueles que têm a biometria coletada. Mas, neste domingo, já não é mais possível baixar o aplicativo do e-Título.
Já os eleitores que ainda não cadastraram a biometria ou perderam o título de eleitor também poderão votar apresentando um documento oficial com foto.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo, 6 de outubro, para "exercer seu direito fundamental de participar, com tranquilidade e com serenidade, deste grande momento de escolha do seu representante na cidade".

Em cadeia de rádio e televisão, a ministra lembrou que o voto nem sempre foi garantido aos cidadãos brasileiros.
"O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas das pessoas, os que pensam igual e os que pensam diferente".
Carmen Lúcia lembrou ainda dos 36 anos da Constituição, completados no sábado (5), e afirmou que foi a Carta Magna que garantiu o direito fundamental do eleitor.
"Em nenhum outro momento da vida política, cada cidadã, cada cidadão é mais soberano que na hora do voto, que tem seu sigilo garantido pela urna, absolutamente segura".
A ministra destacou ainda o trabalho da Justiça Eleitoral que, com afinco e engajamento, atuam para que os eleitores possam exercer seu direito e para que urna "segura, auditável e inquestionável" acolha o voto de todos.
"O seu voto é a cidade que se constrói. Excelente domingo de eleições democráticas", concluiu a ministra.
16:29, 14 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
O Batalhão atua com ações de fiscalização nas rodovias estaduais para garantir a segurança e a fluidez no trânsito para os foliões e também para os viajantes que se deslocam para o litoral e para o interior.
Esbanjando acentuada alegria e melando o povo de lama, a tribo, criada em 1996, faz homenagem ao saudoso músico olindense Chico Science.
A festa começa sempre a partir das 18h (na segunda-feira, dia 16, a partir das 17h) e reúne apresentações de frevo, maracatu, cortejos culturais e shows com artistas locais e regionais.
mais notícias
+