O ato, organizado pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, informou que a paralisação de advertência foi aprovada pelos trabalhadores.
Protesto dos técnicos de enfermagem no Recife. Foto: Divulgação
Técnicos de Enfermagem da Hapvida realizaram um ato, na segunda-feira, 14 de outubro, que marcou o "sepultamento" da má gestão à frente da rede hospitalar. Os trabalhadores interditaram algumas vias do entorno do Hospital Ilha do Leite, área central do Recife, para cobrar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o pagamento do piso. As atividades laborais dos trabalhadores estão paralisadas por 24h.
O ato, organizado pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), informou que a paralisação de advertência foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia promovida na última semana. Caso a Hapvida não dialogue com a entidade representativa dos trabalhadores, será deflagrada greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta (17).
"A Hapvida é uma rede milionária e que não cumpre com a Convenção Coletiva de Trabalho. Temos profissionais recebendo abaixo do salário mínimo, onde foi descumprido o que foi acordado no Tribunal Regional do Trabalho. Por falta de diálogo, não restou outra alternativa em ocupar as ruas e escancarar esse desrespeito com os Técnicos de Enfermagem" ressaltou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.
Francis também denunciou a terceirização dos quadros de profissionais pela rede Hapvida, precarizando ainda mais os vínculos dos trabalhadores, além da redução do quadro de servidores, provocando jornada excessiva e o adoecimento físico e mental dos Técnicos de Enfermagem.
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife, Região Metropolitana, realizaram uma paralisação no dia 13 de maio, por tempo indeterminado.
Os profissionais cobraram o pagamento do complemento do piso da enfermagem, referente aos meses de dezembro de 2023 e de janeiro de 2024 porque o Governo Federal repassou a verba mas a instituição ainda não encaminhou à categoria. Além disso, também denunciam as condições de trabalho.
A mobilização, organizada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), levou os trabalhadores a cruzar os braços e solicitar uma resposta do HCP quanto aos repasses das verbas.
Trecho da Avenida Cruz Cabugá foi interditado pelos trabalhadores para chamar a atenção da sociedade sobre o descaso sofrido.
2
18:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
mais notícias
+