Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

No Recife, técnicos de enfermagem protestam contra HAPVIDA por má gestão e cobram piso salarial

O ato, organizado pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, informou que a paralisação de advertência foi aprovada pelos trabalhadores.

Gabriel Alves

15 de outubro de 2024 às 13:40   - Atualizado às 14:23

Protesto dos técnicos de enfermagem no Recife.

Protesto dos técnicos de enfermagem no Recife. Foto: Divulgação

Técnicos de Enfermagem da Hapvida realizaram um ato, na segunda-feira, 14 de outubro, que marcou o "sepultamento" da má gestão à frente da rede hospitalar. Os trabalhadores interditaram algumas vias do entorno do Hospital Ilha do Leite, área central do Recife, para cobrar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o pagamento do piso. As atividades laborais dos trabalhadores estão paralisadas por 24h.

O ato, organizado pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), informou que a paralisação de advertência foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia promovida na última semana. Caso a Hapvida não dialogue com a entidade representativa dos trabalhadores, será deflagrada greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta (17). 

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

"A Hapvida é uma rede milionária e que não cumpre com a Convenção Coletiva de Trabalho. Temos profissionais recebendo abaixo do salário mínimo, onde foi descumprido o que foi acordado no Tribunal Regional do Trabalho. Por falta de diálogo, não restou outra alternativa em ocupar as ruas e escancarar esse desrespeito com os Técnicos de Enfermagem" ressaltou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.

Francis também denunciou a terceirização dos quadros de profissionais pela rede Hapvida, precarizando ainda mais os vínculos dos trabalhadores, além da redução do quadro de servidores, provocando jornada excessiva e o adoecimento físico e mental dos Técnicos de Enfermagem.

Veja Também

Em maio, auxiliares e técnicos do HCP paralisam atividades por tempo indeterminado

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife, Região Metropolitana, realizaram uma paralisação no dia 13 de maio, por tempo indeterminado.

Os profissionais cobraram o pagamento do complemento do piso da enfermagem, referente aos meses de dezembro de 2023 e de janeiro de 2024 porque o Governo Federal repassou a verba mas a instituição ainda não encaminhou à categoria. Além disso, também denunciam as condições de trabalho.

A mobilização, organizada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), levou os trabalhadores a cruzar os braços e solicitar uma resposta do HCP quanto aos repasses das verbas.

Trecho da Avenida Cruz Cabugá foi interditado pelos trabalhadores para chamar a atenção da sociedade sobre o descaso sofrido.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

As praias da capital estão entre os atrativos mais buscados pelos visitantes.
Alternativa

Fugindo do Carnaval: destinos tranquilos para descansar

Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.

Carnaval de Olinda.
Carnaval

Em Olinda, noite do brega anima Polo do Carmo com shows nesta sexta (13); veja atrações

Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

mais notícias

+

Newsletter