Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE reconhece investimentos na saúde pública de Garanhuns na gestão de Sivaldo Albino

Ministério Público requer e juiz extingue ação de 2016 que constatava irregularidades no SAMU.

12 de março de 2025 às 18:35   - Atualizado às 18:56

MPPE reconhece investimentos na saúde pública de Garanhuns na gestão Albino

MPPE reconhece investimentos na saúde pública de Garanhuns na gestão Albino Foto: divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 1ª Promotoria de Justiça de Cidadania de Garanhuns, ingressou com Ação Civil Pública contra o município em 2016, na gestão do ex-prefeito Izaías Régis.

Contudo, a ação requeria na época a correção de irregularidades encontradas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Veja Também

Em face dos investimentos realizados pela atual gestão municipal na saúde, e no caso específico no SAMU, o MPPE requereu a extinção da Ação.

O pedido foi acolhido pelo juiz Dr. Glacidelson Antônio da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns.

Sendo assim, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da Promotora de Justiça Dra. Larissa de Almeida Moura Albuquerque, no requerimento junto à Vara da Fazenda, constatou:

"É público e notório que a Prefeitura de Garanhuns ampliou os serviços do SAMU na cidade, o que satisfaz o objeto da ação. Por essa razão, requeiro a extinção do processo sem julgamento do mérito". Em sua decisão, o magistrado acatou o requerimento.

"No caso, verifica-se que o autor confirma que a ré (município de Garanhuns) corrigiu as irregularidades encontradas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)". A Ação então transitou em julgado, arquivando-se os autos.

Fala da secretária

A Secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, ressalta os investimentos realizados para ampliar os serviços do SAMU no município.

"Somente em 2024, investimos mais de R$ 1 milhão em recursos próprios para diversas melhorias no Samu. Adquirimos dois veículos, uma ambulância básica e uma UTI móvel, além de contratarmos 25 novos profissionais que ampliaram a equipe. Esses avanços são importantes não só para a população de Garanhuns, mas também de todos os municípios da região que utilizam este serviço”, comenta.

Portanto, informado pela Procuradoria Geral do Município, o prefeito Sivaldo Albino, afirmou que a decisão vem ao encontro do conjunto de investimentos realizados na saúde do município nos últimos anos.

"Iniciamos a gestão já investindo em saúde, em plena pandemia, e seguimos com a abertura de novos espaços de atendimento à população. UBSs, Caps 24h e Infanto-Juvenil, programas como o Medicamento em Casa e Consultório na Rua, investimento no quadro de pessoal e em veículos e equipamentos. Isso culmina com a construção do nosso Hospital Municipal e na parceria que viabilizou a construção do Hospital de Amor. Receber esta notícia da extinção desta ação mostra que estamos no caminho certo. É um reconhecimento das instituições e autoridades que acompanham o cotidiano de nosso município", finalizou o prefeito.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:40, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter