Pernambuco, 25 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MPC-PE cobra explicações por desligamento de 358 CÂMERAS de videomonitoramento no estado

16 de dezembro de 2023 às 12:00

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio da 4ª Procuradoria de Contas, que tem como titular o procurador Ricardo Alexandre Almeida, entrou com Representação Interna para a concessão de Medida Cautelar, junto ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) Marcos Loreto, para que a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE) conceda informações sobre a atual situação do sistema de videomonitoramento das vias públicas.

"Solicitamos esclarecimentos sobre o procedimento licitatório para a realização do videomonitoramento; sobre a realização de estudo técnico acerca da instalação de câmeras de vigilância; informações sobre as medidas adotadas para assegurar a execução eficaz e eficiente deste Programa; bem como a forma como ele está atualmente sendo executado", disse o procurador de Contas, Ricardo Alexandre Almeida, no documento.

No pedido de Cautelar, o procurador solicita que o envio da documentação seja realizado em até 48h, bem como, caso constatada a inexecução total ou parcial do videomonitoramento, que a SDS-PE apresente plano com etapas e prazos que permitam a plena execução do Programa.

Ainda segundo o Procurador, "em que pese a existência da irregularidade da ausência de instrumento contratual vigente e a necessidade de realização de licitação para contratação do serviço, não se pode admitir a interrupção do videomonitoramento, pois a própria SDS aponta sua essencialidade", disse.

Segundo informações recebidas pelo MPC-PE, foram desligadas 358 câmeras de videomonitoramento. Em entrevista, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, informou que o contrato do Governo com a empresa responsável pelo fornecimento das câmeras, internet e operadores foi firmado em 2012 e estava vencido há três anos.

Leia Também

Desligamento

Cerca de 358 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina, deixaram de funcionar após contrato da fornecedora com a Secretaria de Defesa Social (SDS) terminar no dia 1° de dezembro. As informações são do Blog de Jamildo.

Segundo o site, 240 dessas câmeras ficam no Recife, 38 em Olinda e Caruaru e Petrolina com 40 cada. O serviço foi contratado durante a gestão do Governador Paulo Câmara.

Desse modo, a gestão de Raquel Lyra prepara a substituição dessas câmeras com um edital que será lançado até o final de dezembro. O novo sistema prevê a contratação de 2 mil novos equipamentos, que devem entrar em funcionamento a partir de abril de 2024.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:30, 25 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Apreensão de entorpecentes em Palmares
Operação

PM prende suspeitos de tráfico e apreende mais de 5,255 kg de maconha na Mata Sul de Pernambuco

Os materiais apreendidos foram encaminhados para uma delegacia, onde seguem para adoção de medidas legais.

Diego Cabral
Camaragibe

Durante conferência, DIEGO CABRAL anuncia criação de agência municipal de Meio Ambiente

O anúncio aconteceu durante a III Conferência, cujo tema abordou a emergência climática nas cidades.

Viaturas do IML em Pernambuco.
Feminicídio

No Cabo de Santo Agostinho, homem é suspeito de MATAR companheira ESTRANGULADA

O corpo da vítima foi encontrado em cima da cama na casa onde morava. Companheiro está foragido.

mais notícias

+

Newsletter