Em sua trajetória pública ocupou cargos de relevância como Prefeito, Vice-Prefeito, Deputado Federal, Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais e Ministro do Tribunal de Contas da União.
07 de novembro de 2025 às 10:04 - Atualizado às 10:39
José Mucio Monteiro Filho Foto: Divulgação
A Universidade de Pernambuco (UPE), por decisão do Conselho Universitário, concederá a maior distinção acadêmica da instituição, o título de Doutor Honoris Causa, ao Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. A solenidade de outorga está marcada para o dia 19 de novembro de 2025, às 19h30, no Auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE), no Recife.
O reconhecimento é uma homenagem à sua destacada contribuição para a vida pública brasileira, para a educação e os debates políticos, além da sua atuação como Deputado Federal, Ministro do Executivo e Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
José Múcio Monteiro Filho é um egresso da UPE, tendo se formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco em 1971. Em sua trajetória pública ocupou cargos de relevância como Prefeito, Vice-Prefeito, Deputado Federal, Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ministro do Tribunal de Contas da União e, atualmente, Ministro da Defesa.
A Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), por intermédio do Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa, submeteu a solicitação com base na atuação de José Múcio Monteiro Filho, especialmente sua a contribuição em diferentes momentos políticos, atuação nos poderes executivo, legislativo e judiciário. Do mesmo modo, durante o período de parlamentar, atuou junto a bancada pernambucana para viabilização de projetos junto à universidade.
Durante a defesa para a outorga do título, destacou-se que a concessão do título está em consonância com o Regimento da Universidade de Pernambuco, sendo conferida a pessoas que tenham beneficiado a humanidade de forma excepcional ou prestado relevantes serviços à Universidade. A distinção acadêmica reitera o empenho de José Múcio com a formação cidadã, a valorização da pesquisa e a potencialização das universidades públicas.
O Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, nasceu em 25 de setembro de 1948, na cidade de Recife (PE). É filho de José Mucio Monteiro e de Maria Cristina Azevedo de Queiroz Monteiro. É engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) em 1971.
Cumpriu mandatos eletivos como prefeito do município pernambucano de Rio Formoso (1982 a 1983) e deputado federal (1991 a 2011).
Entre as principais atividades parlamentares, foi presidente nacional do PFL (1992 a 1993); líder do PTB na Câmara dos Deputados; e líder do Governo, de 7 de março de 2007 a 30 de novembro de 2007.
Na carreira pública, foi presidente da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) em 1983; secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado de Pernambuco (1983 a 1986); secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Recife (1997 a 1998); ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (2007 a 2009); ministro do Tribunal de Contas da União, 2009 a 2020; e presidente do TCU (2019 a 2020).
Ao longo de sua trajetória, foi agraciado com as seguintes condecorações: Ordem do Mérito da Defesa; Medalha Mérito Tamandaré; Ordem do Mérito Militar; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem de Rio Branco; Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho; Medalha do Mérito Policial Militar do Governo do Estado de Pernambuco; e Ordem do Mérito do Trabalho.
3
4
12:43, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+