Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Michele Collins recebe defensor-geral novas ações de apoio às famílias atípicas na Arena Pernambuco

Durante a visita, o defensor conheceu os Camarotes da Inclusão, espaços destinados à promoção da acessibilidade e acolhimento durante os jogos, e alinhou com a gestora a realização de uma capacitação voltada para mães atípicas.

Isabella Lopes

24 de setembro de 2025 às 13:58   - Atualizado às 14:20

Michele Collins e defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas.

Michele Collins e defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas. Foto: Divulgação

A promoção dos direitos das pessoas atípicas em Pernambuco ganhou um novo reforço. A diretora-presidente da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, recebeu nesta terça-feira, 23 de setembro, o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, para alinhar estratégias que garantam maior acesso das famílias atípicas aos serviços e benefícios assegurados por lei.

Durante a visita, o defensor conheceu os Camarotes da Inclusão, espaços destinados à promoção da acessibilidade e acolhimento durante os jogos, e alinhou com a gestora a realização de uma capacitação voltada para mães atípicas, com foco na orientação sobre direitos e serviços disponíveis.Michele Collins ressaltou a importância da parceria.

“A Arena da Inclusão vem suprir diversas necessidades, e o acesso à informação é uma delas. Muitas famílias que atendemos desconhecem os direitos que já possuem. A participação da Defensoria Pública é essencial para oferecer esse direcionamento. Vem muita coisa boa por aí”, afirmou.

Henrique Seixas destacou a relevância do trabalho conjunto. “Estamos aqui para estreitar laços e levar, com a Arena, os serviços da Defensoria à população pernambucana. Jogamos no mesmo time em prol das pessoas”, declarou. Também participou do encontro o defensor público, Fernando Jordão.

Michele Collins lança cartilha 

A Arena de Pernambuco foi palco, na sexta-feira, 19 de setembro, de um evento que uniu celebração e conscientização. Durante a formatura do projeto “Sim à Vida, Não às Drogas”, a deputada federal licenciada Missionária Michele Collins lançou oficialmente a cartilha “Comunidades Terapêuticas–Passado, Presente e Perspectivas para o Futuro”, material que reúne informações, reflexões e diretrizes sobre o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas no acolhimento de pessoas em situação de dependência química no Brasil.

Veja Também

O documento busca fortalecer a compreensão sobre o papel dessas instituições, que, há décadas, têm atuado como alternativa de cuidado, recuperação e reinserção social. Segundo Michele Collins, a iniciativa é mais um passo para ampliar a luta contra as drogas e oferecer esperança às famílias.

“As comunidades terapêuticas são verdadeiras portas de saída para aqueles que estão aprisionados pelo vício. Esta cartilha resgata a história, mostra os desafios atuais e aponta caminhos para o futuro, sempre com foco na valorização da vida e na recuperação da dignidade humana. Além disso, é um instrumento de apoio à formação e informação, sendo educativa para aqueles que trabalham nesses equipamentos”, destacou a missionária durante o lançamento.

O material reúne informações sobre a história, a atuação e as principais características das Comunidades Terapêuticas no Brasil, além de trazer um panorama sobre a legislação existente e as perspectivas para o futuro. A iniciativa também busca fortalecer o Projeto de Lei n.º 4032/2024, de autoria de Michele Collins, que propõe a criação e regulamentação do Estatuto das Comunidades Terapêuticas (CTs). Além disso, traz a história da primeira CT, o Movimento Jovens Livres, fundada em 1960 pela Missionária Ana Maria Brasil.

O evento também marcou a conclusão de seis turmas de cursos profissionalizantes nas áreas de Bolos Caseiros e Salgados, Cabelo e Beleza, além de Informática e Tecnologia. Mais do que certificados, eles conquistam a oportunidade de reconstruir sua trajetória, deixando para trás a dor da dependência química e abraçando um futuro de dignidade e esperança. Para Michele, unir a formatura ao lançamento da cartilha tem um significado especial.

“Ver essas pessoas se formando, escolhendo a vida e dizendo não às drogas reforça o propósito desta obra. A cartilha é um instrumento para fortalecer políticas públicas e inspirar mais iniciativas que defendam a família e protejam as novas gerações”, afirmou Collins.

A solenidade contou com a presença do deputado federal, Eduardo da Fonte; do deputado estadual, Pastor Cleiton Collins; da presidente da Sociedade Assistencial Saravida, Emanoele Albuquerque e familiares.

O vereador do Recife, Alef Collins, e o secretário executivo de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco, Yuri Ribeiro, foram representados pelo chefe de gabinete, Filipe Jar; e pela supervisora técnica do Programa Nova História, Suelen Lopes, respectivamente. O clima foi de emoção e esperança, refletindo o compromisso conjunto de transformar histórias e oferecer novas oportunidades.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:44, 06 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

mais notícias

+

Newsletter