Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Metroviários lançam campanha em outdoors contra privatização do Metrô do Recife

A ação compara a postura do presidente Lula (PT) à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso avance a decisão de repassar o sistema ao Governo de Pernambuco para posterior concessão.

Ricardo Lélis

01 de setembro de 2025 às 20:05   - Atualizado às 20:08

Campanha contra a privatização do Metrô do Recife.

Campanha contra a privatização do Metrô do Recife. Foto: Divulgação

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) lançaram na última semana uma campanha em outdoors, instaladas em avenidas do Grande Recife.

A campanha compara a postura do presidente Lula (PT) à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso avance a decisão de repassar o sistema ao Governo de Pernambuco para posterior concessão.

Uma das frases exibidas em outdoors e painéis de LED questiona:

“Lula, Bolsonaro privatizou o metrô de BH. O seu governo vai privatizar o metrô do Recife? A passagem vai aumentar e o serviço vai piorar!”

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares afirmou qye tem reuniões marcadas nesta quarta-feira (3), em Brasília, para buscar articulações contrárias à privatização.

Veja Também

Segundo o sindicato, a mobilização ocorre após declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que defendeu a transferência do metrô para o governo estadual, repetindo modelos adotados na Bahia, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para os metroviários, a fala do ministro é vista como ofensiva, já que ignoraria décadas de sucateamento deliberado pelo Estado, "que paralisou investimentos para justificar a entrega ao setor privado".

A ação do sindicato inclui ainda bicicletas equipadas com som, que circulam em diversas estações do Metrô.

Estado de greve dos metroviários

O Sindmetro-PE realizou em agosto mais uma assembleia para avaliar os rumos da luta contra a privatização da CBTU Recife. A categoria decidiu manter o estado de greve e ampliar a campanha estadual em defesa do metrô público.

Durante o encontro, os metroviários destacarama ação de quando paralisaram o sistema por 24 horas durante a passagem do presidente Lula pelo Recife.

A mobilização entregou documento de reivindicações e garantiu audiência em Brasília com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e assessores do ministro Rui Costa.

Segundo Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, a adesão da categoria foi total e mostrou a força da luta:

“Essa foi uma ação assertiva porque aconteceu no dia da visita do presidente Lula, dividindo espaço com a maior pauta política do estado. Conquistamos um canal de diálogo com o governo federal e um compromisso: independentemente do rumo da CBTU, os empregos da categoria estarão garantidos. Isso é fruto direto da nossa mobilização”, afirmou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:35, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter