Metrô do Recife. Foto: Reprodução/TV Globo
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou durante entrevista ao programa "Bom Dia Ministro!" nesta quarta-feira, 27 de agosto, que a gestão do Metrô do Recife deverá ser oficialmente transferida do governo federal para o Governo de Pernambuco em até duas semanas.
Atualmente administrado pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), vinculada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal ligada ao Ministério das Cidades, o sistema passará por um processo de concessão à iniciativa privada após o repasse.
"Eu diria que em mais uma ou duas semanas vamos ter finalizado o diálogo. Vamos fazer nas próximas semanas a assinatura dos documentos transferindo [a administração] para o governo do estado", afirmou Rui Costa.
Segundo o gestor, em seguida será realizado o leilão da operação.
"A nossa prioridade é a população. Todos os empregados terão garantia dos seus empregos, mas a gente não pode prejudicar a população do Grande Recife com um serviço de má qualidade como hoje eles têm", completou o ministro.
Em maio deste ano, o governo federal autorizou a concessão do Metrô do Recife. A resolução assinada por Rui Costa previa a transferência de imóveis e ativos essenciais para o funcionamento do sistema ao Governo de Pernambuco.
O processo segue em fase de estudos e, após essa etapa, passará por consulta pública, análise do Tribunal de Contas da União (TCU), publicação de edital, leilão e assinatura de contrato.
Segundo a CBTU Recife, o metrô transporta diariamente cerca de 138 mil passageiros — 80 mil na Linha Centro, 55 mil na Linha Sul e 2,6 mil na Linha Diesel.
Rui Costa ainda destacou que o governo federal trabalha em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no planejamento de investimentos.
"Será repassado para o governo do estado, e o governo federal fará investimento da ordem de R$ 3 bilhões para modernizar completamente o modal de metrô e também do VLT para garantir um transporte de qualidade para a Região Metropolitana do Recife", disse.
2
22:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+