Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

METRÔ DO RECIFE: ramal Jaboatão segue para QUARTO DIA paralisado e sem previsão de retorno

A interrupção foi provocada por um incêndio ocorrido nas proximidades da Estação Rodoviária, que danificou cabos da rede elétrica aérea, impossibilitando o funcionamento dos trens.

Gabriel Alves

19 de dezembro de 2024 às 08:13   - Atualizado às 08:27

Metrô do Recife, ramal Jaboatão.

Metrô do Recife, ramal Jaboatão. Foto: Reprodução/TV Globo

O ramal Jaboatão do metrô do Recife, chegou, nesta quinta-feira, 19 de dezembro, ao quarto dia consecutivo sem operar devido a uma pane elétrica que já afeta cerca de 70 mil usuários. O serviço que faz a Linha Centro, parou de funcionar na última segunda (16), seguindo para seu quarto dia seguido e o sétimo com a linha operando com apenas um ramal. Ainda não há, por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma previsão para retorno da operação.

Estações fechadas

Quatro estações permanecem inativas:

  • Cavaleiro;
  • Floriano;
  • Engenho Velho;
  • Jaboatão Centro.

Causa do problema

A interrupção foi provocada por um incêndio ocorrido nas proximidades da Estação Rodoviária, que danificou cabos da rede elétrica aérea, impossibilitando o funcionamento dos trens. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os danos são significativos, o que torna o reparo mais demorado e inviabiliza a definição de uma data para a normalização do ramal.

Medidas paliativas

Para reduzir os impactos na mobilidade da população, a CBTU informou que está trabalhando em conjunto com o Consórcio de Transportes Metropolitano para reforçar o atendimento das linhas de ônibus na região.

A CBTU reafirma seu compromisso em resolver a situação, mas alerta que a complexidade do conserto requer tempo, dado o extenso dano estrutural causado pelo incidente.

Veja Também

Raquel Lyra reafirma desejo de privatizar o Metrô do Recife

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), confirmou que o Metrô do Recife será operado pela iniciativa privada, ressaltando que o Estado está preparado para assumir o sistema metropolitano, atualmente sob gestão federal.

Durante uma entrevista de balanço de seu segundo ano de governo, concedida à Rádio Jornal, na última sexta-feira, 13 de dezembro, Raquel destacou que o principal entrave, no momento, é decidir como será conduzida a concessão do serviço.

De acordo com a governadora, as negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Casa Civil e o governo de Pernambuco estão avançando para definir o modelo de concessão.

“Nós já deixamos claro que o governo de Pernambuco topa ser parte da solução do Metrô do Recife, um sistema primordial para a RMR e que não tem mais qualquer previsibilidade, algo fundamental para o serviço de transporte. Mas o que ainda não está claro é qual será a solução financeira e administrativa: se o governo federal vai fazer a concessão ou passa para o Estado e nós concedemos”, declarou

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:05, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter