Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Médicos da UNIMED que atenderam criança que morreu serão investigados pelo CREMEPE

Bruna Brito Barbosa de Araujo, de apenas 4 anos, faleceu após receber o primeiro atendimento para tratar uma amidalite. 

Cami Cardoso

17 de janeiro de 2025 às 10:13   - Atualizado às 11:04

Médicos da UNIMED que atenderam criança que morreu serão investigados pelo CREMEPE

Médicos da UNIMED que atenderam criança que morreu serão investigados pelo CREMEPE Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A conduta dos médicos que atenderam Bruna Brito Barbosa de Araujo, de apenas 4 anos, está sendo investigada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, depois que a criança faleceu após receber o primeiro atendimento para tratar uma amidalite. 

De acordo com a denúncia, Bruna deu entrada na unidade de saúde com sintomas de resfriado e suspeita de amigdalite. A médica responsável inicialmente recomendou a aplicação de uma injeção de Benzetacil, mas os pais, após resistência, acabaram aceitando o tratamento. No entanto, mesmo após a aplicação, a criança não apresentou melhora significativa, o que levou os pais a retornarem à unidade no dia seguinte.   

A vice-presidente do Cremepe, Claudia Beatriz de Andrade, informou que as investigação seguirão em sigilo para que não existam interferências no processo de apuração dos fatos. A sindicância tem um prazo inicial de 90 dias, mas o período pode ser prorrogado cado o sindicante considere necessário. Mas, segundo a representante do órgão as investigações podem chegar a cinco anos. 

 "Não se pode atropelar os ritos nem, em prol de chegar a um determinado resultado, pular etapas ou deixar de ouvir ou juntar determinadas provas”

Investigação policial

A morte de Bruna Brito Barbosa de Araujo, de 4 anos, está sendo investigada após a família denunciar à Polícia Civil um possível caso de negligência médica. Segundo os pais da menina, a criança teria sido derrubada da maca durante a transferência da Unimed Recife para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, fato que eles acreditam ter contribuído para sua morte.

Veja Também

Gabriella de Brito, mãe de Bruna, relatou que ela e o marido ouviram um forte barulho de queda, seguido por um som de gás vazando. A família também ouviu gritos de uma enfermeira, aparentemente assustada. Com isso, os pais levantaram suspeitas de que a criança tenha sofrido algum trauma físico durante o atendimento.

Relembre o caso

Os pais de Bruna Brito, uma menina de 4 anos, denunciaram médicos da Unimed Recife após a morte da filha, ocorrida em 13 de dezembro de 2024. O caso foi exposto na última terça-feira, 14 de janeiro, por meio de um vídeo nas redes sociais, pelo vereador de Timbaúba, Josinaldo Júnior, e pela empresária Gabriela Brito, que questionam a conduta médica e acreditam que a criança tenha sido derrubada enquanto estava entubada.

Segundo a acusação, Bruna foi levada ao hospital com sintomas de resfriado e suspeita de amigdalite. A médica que a atendeu sugeriu a administração de uma injeção de Benzetacil, mas os pais da menina mostraram resistência à ideia antes de finalmente aceitá-la. Apesar da aplicação do medicamento, a condição da criança não melhorou consideravelmente, o que levou os pais a procurarem novamente a unidade de saúde no dia seguinte. 

A mãe de Bruna relatou que, no terceiro dia de acompanhamento, a médica teria dito que a Benzetacil não era um "remédio para dor de cabeça", e que não resolveria o problema rapidamente. "Ela não gostou que a gente estava divergindo da opinião dela", afirmou Gabriela, mencionando a postura da médica, que, segundo ela, demonstrava soberba ao não aceitar críticas ou questionamentos.

Após o novo retorno à unidade, a médica orientou que Bruna fosse levada para uma UPA. No entanto, os pais optaram por buscar atendimento na Urgência de Otorrinolaringologia da Unimed, já que a criança estava sem se alimentar e bastante debilitada. Lá, Bruna foi submetida a uma tomografia com sedação, mas a mãe estranhou a quantidade de sedativo administrado. Ela relatou que uma enfermeira teria dito que com aquela dose, Bruna estaria “em Nárnia há muito tempo”, e destacou que o exame durou mais de 4 horas, muito além do tempo normal de 20 minutos. 

 

  

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:21, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Carnaval de Bezerros.
Carnaval

Bloco EduPapangu retorna às ruas de Bezerros com programação neste sábado

A iniciativa busca contemplar aqueles que preferem aproveitar a folia nas primeiras horas do dia, mantendo o caráter familiar e educativo do bloco.

Galo vem em 2026 com diversas homenagens, a principal para Dom Helder Câmara.
Especial Carnaval

Galo da Madrugada prepara desfile do frevo no centro do Recife para este sábado de Zé Pereira

Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.

mais notícias

+

Newsletter