Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MARACAÍPE: praia enfrenta TERCEIRO VERÃO consecutivo com MUROS erguidos

A área onde o muro foi erguido fica no encontro do Rio Maracaípe com o Oceano Atlântico, uma zona de grande importância ambiental.

Fernanda Diniz

20 de dezembro de 2024 às 16:35   - Atualizado às 17:15

Praia de Maracaípe.

Praia de Maracaípe. Foto: Divulgação

O muro de 576 metros erguido em Maracaípe, na área do Pontal, gerou um grande impasse sobre o direito de acesso à praia. A construção foi realizada pelo empresário João Vita Fragoso, que possui terrenos na região, com a justificativa de conter a erosão costeira. Inicialmente, a obra foi autorizada pela Agência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) em 2022, mas posteriormente foi considerada irregular pelos órgãos competentes, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

O muro afeta tanto turistas quanto moradores locais, limitando o acesso à faixa de areia e ao manguezal, que são áreas de grande valor ambiental e ecossistêmico. A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), tomada há dois meses, determinou a remoção da estrutura. No entanto, até o momento, o muro permanece no local. O caso foi enviado à Justiça Federal, e a decisão estadual foi suspensa.

A área onde o muro foi erguido fica no encontro do Rio Maracaípe com o Oceano Atlântico, uma zona de grande importância ambiental. A disputa envolve questões sobre a preservação ambiental, o direito de uso do solo e o acesso à praia. Com o início de mais um verão, a controvérsia continua, pelo terceiro ano consecutivo.
 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:09, 16 Set

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Operação usou cão farejador para encontrar o material ilícito.
Polícia

PF encontra 2 kg de droga dentro de motor em encomenda no Recife; dois homens foram presos

Entorpecente conhecido como "dry" tem alta concentração de THC; um dos suspeitos teria tentado se passar por outra pessoa durante o recebimento da mercadoria.

Centro de Educação Infantil (CEI) Vereador José Áureo Avelino.
Agreste

Governo de Pernambuco entrega creche com capacidade para 324 crianças em Tupanatinga

A estrutura possui recepção, direção, depósito, lavabo, sala dos professores, secretaria, sala de amamentação, sala multiuso, banheiros, fraldário, lactário e solário.

Coffee Talk na ABA English Education, no Recife.
Educação

Encontro gratuito no Recife une conversação em inglês e segurança digital no Dia Internacional da Paz

A proposta é aproximar o aprendizado do idioma de temas presentes no cotidiano, como direitos das crianças na internet, segurança de mulheres jovens e uso responsável da tecnologia.

mais notícias

+

Newsletter