Pernambuco, 18 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Pernambuco

Jornalista pernambucano RICARDO ANTUNES, que teve PRISÃO decretada, recupera PASSAPORTE para voltar ao Brasil

O comunicador está na França, onde é réu por difamação e injúria. Ele pediu a devolução do documento para comparecer a uma audiência de processo.

22 de junho de 2024 às 13:11   - Atualizado às 15:07

Jornalista Ricardo Antunes.

Jornalista Ricardo Antunes. Jornalista Ricardo Antunes.

O jornalista Ricardo Antunes, dono de um blog de grande audiência em Pernambuco, conseguiu recuperar o passaporte que havia sido apreendido por ordem judicial. Ele pediu a devolução do documento para voltar ao Brasil e participar presencialmente de uma audiência no processo a que responde por publicar reportagens sobre o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa. O jornalista, que está na França, é réu por difamação e injúria.

O juiz Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, da 11.ª Vara Criminal do Recife, mandou notificar a Polícia Federal para que libere o passaporte "no intuito de viabilizar o retorno imediato do acusado ao País".

Entre em nosso canal de transmissão no TELEGRAM e fique por dentro das últimas notícias sobre POLÍTICA, FUTEBOL, CONCURSOS e RELIGIÃO em um só lugar.

A audiência de instrução do processo foi marcada para o dia 28 de agosto. Antunes afirma que passou por um "exílio forçado". Ele planeja voltar ao Brasil já na próxima segunda-feira.

Ricardo Antunes teve a prisão preventiva decretada na ação, mas não chegou a ser preso porque estava de férias na Europa. O mandado foi cassado na segunda instância.

O site e as redes sociais do jornalista estão fora do ar há dois meses, também por ordem judicial. Na mesma decisão que devolveu o passaporte, o juiz pediu que o Ministério Público se posicione sobre a reativação do portal e dos perfis do repórter.

A juíza Andréa Calado da Cruz, que decretou a prisão de Ricardo Antunes, passou a ser investigada por suspeita de abuso de autoridade. Caberá ao Ministério Público, ao final da apuração, decidir se há ou não elementos para oferecer denúncia.

O jornalista é réu por difamação e injúria, em "continuidade delitiva", contra o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa.

A ação penal foi aberta depois que ele publicou notícias sobre a compra de um terreno pelo promotor na ilha de Fernando de Noronha.

Ao decretar a prisão, a juíza Andréa Calado da Cruz alegou que o repórter descumpriu uma decisão provisória que determinou a remoção imediata de publicações sobre o promotor até a conclusão do processo.

Na época, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota de repúdio à ordem de prisão. Segundo a entidade, a decisão afeta toda a classe jornalística e promove a "autocensura".

Estadão Conteúdo

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:15, 18 Ago

Descrição da imagem

24

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Mirella Almeida fez adesivaço nos bairros de Peixinhos e Rio Doce neste domingo (18).
Olinda

Mirella Almeida fez adesivaço nos bairros de Peixinhos e Rio Doce neste domingo (18)

"Receber o apoio dos olindenses é motivo de muita alegria. Vamos estar sempre perto das pessoas e trabalhar dia e noite para todos os olindenses", afirmou candidata.

Manos Bar e Restaurante de Boa Viagem, no Recife.
Justiça

RECIFE: Manos Bar é condenado a pagar R$ 20 mil a cliente que quebrou a perna no estabelecimento

Na saída do local tinha uma barra de ferro posta por funcionário no fim do expediente que gerou o acidente.

Micro-ônibus de Jaboatão.
Incidente

Em JABOATÃO, micro-ônibus perde força e cai de ré em canaleta; local é o mesmo da tragédia da Páscoa

Segundo a prefeitura, a documentação do veículo estava em dia e havia passado por uma vistoria recente.

mais notícias

+