As sugestões de brincadeiras e vivências serão direcionadas às turmas visando ampliar as possibilidades de interação, participação e aprendizagem das crianças no contexto escolar.
Alunos de creche em Jaboatão. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza até a sexta-feira, 15 de maio, a Semana do Brincar traz como tema: “Brincadeira: encontro das infâncias onde o protagonismo floresce”, ressaltando a criança como sujeito ativo de direitos, capaz de criar, interagir, imaginar, experimentar e transformar os espaços em que vive por meio das múltiplas vivências do brincar.
A abertura oficial aconteceu na última segunda-feira (11), no CEMEI Prof.ª Lindomar Domingos da Silva Anjos, em Cajueiro Seco, reunindo todos os membros que integram a comunidade escolar, e que presenciaram o início e lançamento das atividades que serão realizadas ao decorrer de toda a semana.
As sugestões de brincadeiras e vivências serão direcionadas às turmas de creche e pré-escolar, visando ampliar as possibilidades de interação, participação e aprendizagem das crianças no contexto escolar.
O ato é reconhecido como elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças, constituindo-se como direito assegurado e eixo estruturante da Educação Infantil, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino.
A execução das atividades é promovida nacionalmente pela Aliança pela Infância, com programação prevista para ocorrer de 23 a 31 de maio de 2026 em toda a esfera e unidades dos órgãos de ensino fundamental.
Na Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes, a Semana Municipal do Brincar será realizada no período de 11 a 15 de maio de 2026, envolvendo as unidades de Educação Infantil da rede.
Durante a semana de ações, as unidades escolares educacionais serão orientadas a promover experiências lúdicas e pedagógicas que valorizem o encontro entre as infâncias, o respeito às singularidades, a convivência, a criatividade e o protagonismo das crianças, fortalecendo práticas educativas pautadas no acolhimento, na interação e nas brincadeiras como instrumentos de aprendizagem e desenvolvimento.
A secretária municipal de Educação do Jaboatão, Michely Almeida, destacou a importância das ações e a execução do planejamento que chega aos alunos da rede de ensino fundamental.
"Esse momento tem como objetivo principal preparar nossa comunidade escolar para contribuir de forma lúdica o aprendizado em sala de aula. Além disso, a expectativa é que todo o nosso corpo de docentes estejam preparados para ofertar da melhor forma possível aos nossos alunos da rede municipal um aprendizado leve, claro e acessível aos nossos pequenos'', declarou.
14/05 (quinta-feira) Tarde - CEMEI Professora Cibele de Andrade, Guararapes;
15/05 (sexta-feira) Manhã - CEMEI Maria Luiza, Comportas.
2
3
02:35, 08 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nos dois compromissos da governadora estão pela manhã o que trata do reforço no transporte público e de tarde a segurança pública com cerimônia no Quartel do Derby.
Prefeitura de Bezerros anuncia programação com atrações do forró, investimento em infraestrutura e transmissão da Copa do Mundo
Os equipamentos são compostos por tiras perfurantes posicionadas para baixo, com o objetivo de dificultar a subida nos postes.
mais notícias
+