Prefeito Mano Menezes pode receber selo de prefeito amigo da criança. Foto: Ivany Vilarim/PMJG
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está participando da 8ª edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), promovido pela Fundação Abrinq, e concorre ao Selo Prefeito Amigo da Criança 2025–2028. A certificação reconhece gestões municipais que se destacam pela implementação de políticas públicas efetivas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
O programa, de alcance nacional, tem como objetivo incentivar prefeitos e prefeitas a estruturarem ações integradas nas áreas de educação, saúde, assistência social, proteção e participação social, garantindo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em seus territórios.
Em Jaboatão, a articuladora do programa é Andréa Medeiros, gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS). Ela coordena a execução de iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e à ampliação das oportunidades para a infância e juventude. A Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para 2026 prevê R$ 768,3 milhões para ações, programas e projetos voltados para as crianças e adolescentes. O montante corresponde a 29% do orçamento total.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da adesão do município ao programa e reafirmou o compromisso. “Cuidar das crianças é investir no amanhã. Nosso compromisso é fazer de Jaboatão uma cidade onde cada menino e menina tenha acesso à educação de qualidade, atendimento de saúde digno e oportunidades reais de desenvolvimento. Participar do programa Prefeitos Amigos da Criança é mais uma forma de reforçar esse compromisso com políticas públicas que transformam vidas”, afirmou.
Andréa Medeiros, articuladora do município junto à Fundação Abrinq, falou sobre o papel das secretarias municipais na consolidação das ações. “O selo simboliza uma conquista coletiva e uma decisão política. Ele representa o esforço de muitas mãos – profissionais das áreas de educação, saúde, assistência e direitos humanos – que trabalham todos os dias para garantir que nossas crianças cresçam com mais proteção, dignidade e oportunidades”, enfatizou.
A 8ª edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança estrutura-se a partir de eixos e indicadores que orientam a agenda de trabalho das gestões municipais entre 2025 e 2028, estimulando o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
Ao aderir à nova edição do PPAC, a Prefeitura de Jaboatão reafirma seu compromisso com a proteção social e o desenvolvimento sustentável, fortalecendo o papel do município como referência em políticas públicas voltadas à infância e à juventude.
3
4
12:23, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+