Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Indícios de irregularidades", avalia o presidente da OAB-PE sobre atitude de Moraes

De acordo com o chefe da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, mesmo com todos os direitos dados a um ministro, o poder de polícia não lhe era permitido ter acesso a produção de provas antecipadas.

15 de agosto de 2024 às 08:39   - Atualizado às 10:11

Presidente da OAB-PE avalia atitude de Moraes.

Presidente da OAB-PE avalia atitude de Moraes. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, em participação no programa da Rádio Jornal, avaliou o uso das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de "formas não oficiais" para investigar bolsonaristas durante as eleições de 2022, revelado pela Folha de S. Paulo.

Segundo Fernando, há indícios de irregularidades na ação do ministro Moraes: "O direito eleitoral tem uma peculiaridade que o uso do poder de polícia pelo magistrado eleitoral, que não é uma novidade. A gente já verificou em outras eleições essa atuação mais efetiva da Justiça Eleitoral. Então, é o caso, por exemplo, quando um juiz eleitoral está na rua, passa e vê uma propaganda ilegal... Ele pode tomar a iniciativa, que é justamente o poder de polícia, para coibir àquela ilegalidade. Da mesma forma é no Tribunal Superior Eleitoral, que cuida das eleições no âmbito nacional."

De acordo com o chefe da OAB-PE, mesmo com todos os direitos dados a um ministro, o poder de polícia não lhe era permitido ter acesso a produção de provas antecipadas.

"A gente observa, e me parece que há exatamente algum descaminho em algumas situações. O fato de ele ter o poder de polícia não lhe permite, exatamente, a produção de prova antecipada para tentar fazer um enquadramento de um crime na busca de prova contra alguma pessoa. Mas, assim, é uma situação muito recente, que são informações divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, na terça-feira (13)."

O que diz outros ministros sobre o caso

Após toda repercussão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, e os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino, defenderam a atitude de Moraes, nesta quarta-feira, 14 de agosto.

Segundo Dino, o ministro apenas havia "cumprido estritamente o seu dever legal".

Veja Também

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:30, 06 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pernambuco: PRF apreende cerca de 600 kg de queijo coalho sem refrigeração na BR-232, em Tacaimbó.
Agreste

Pernambuco: PRF apreende cerca de 600 kg de queijo coalho sem refrigeração na BR-232, em Tacaimbó

O caminhão estava com a carroceria coberta por uma lona. Durante a verificação da carga, os policiais encontraram diversas barras de queijo coalho armazenadas sobre uma estrutura de madeira.

Flávio BolSanta Cruz do Capibaribe contraria cenário de PE e dá maioria a Flávio Bolsonaro no primeiro turno.sonaro
Eleições

Santa Cruz do Capibaribe contraria cenário de PE e dá maioria a Flávio Bolsonaro no primeiro turno

O senador recebeu 52,71% dos votos válidos, o equivalente a 28.844 votos. O petista, por sua vez, teve 40,11%, com 21.949 votos.

Colégio de Aplicação da UFPE abre processo seletivo para o 6º ano em 2027; saiba como participar.
Ensino

Colégio de Aplicação da UFPE abre processo seletivo para o 6º ano em 2027; saiba como participar

O primeiro remanejamento está previsto para 14 de janeiro de 2027, enquanto o segundo deverá ser divulgado em 22 de janeiro. As respectivas matrículas ocorrerão nos dias 20 e 21 e 28 e 29 de janeiro.

mais notícias

+

Newsletter