Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Igarassu promove jornada de acessibilidade com cursos gratuitos de libras e braille

Prefeitura oferece formações em Libras, Audiodescrição e Sistema Braille no CTEN, com prioridade para pessoas com deficiência e profissionais da educação.

Beto Dantas

12 de novembro de 2025 às 15:03   - Atualizado às 15:14

CTEN Igarassu

CTEN Igarassu Foto: Ivonildo Pedro/PMI

Uma “Jornada da Acessibilidade Comunicacional” está sendo ofertada na cidade pela Prefeitura de Igarassu, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Secretaria Executiva de Educação Profissional, Trabalho e Empreendedorismo. Em parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), a iniciativa faz parte do programa Pernambuco Acessível, do Governo do Estado.

O objetivo é ampliar o acesso à comunicação inclusiva e garantir o direito à informação para pessoas com deficiência visual e auditiva, familiares e população em geral.

Assim, serão ofertadas três formações gratuitas: Libras Básico 1, Introdução à Audiodescrição e Sistema Braille. As aulas serão realizadas no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN), com estrutura completa e suporte tecnológico.

Confira o cronograma dos cursos:

Introdução à Libras 26 a 28 de novembro e 1º a 3 de dezembro 9h às 12h Carga horária total: 20h/a (incluindo 2h de atividades extraclasse)

Veja Também

Introdução à Audiodescrição 19 a 23 de janeiro e 26 a 30 de janeiro 9h às 11h Carga horária total: 20h/a

Sistema Braille 17 a 19 de março e 24 a 26 de março 9h às 12h Carga horária total: 20h/a (incluindo 2h de atividades extraclasse)

As inscrições para o curso de Libras já foram concluídas, com grande adesão, e as turmas de Audiodescrição e Braille terão inscrições abertas nas próximas semanas, com previsão de início em janeiro e março, respectivamente.

Cada curso oferece certificado e material didático exclusivo, com foco em aprendizado prático e acessível. Terão prioridade nas inscrições pessoas com deficiência (PCDs), familiares e profissionais das áreas de educação, cultura e direitos humanos.

A APEC, instituição com mais de 40 anos de atuação reconhecida por seu trabalho em reabilitação, formação e defesa dos direitos das pessoas cegas e com baixa visão, será responsável pela condução pedagógica e certificação dos participantes.

Serviço: Projeto: Jornada da Acessibilidade Comunicacional Cursos: Libras Básico 1, Sistema Braille e Introdução à Audiodescrição Local: Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN) Av. Alfredo Bandeira de Melo, 220 – Saramandaia, Igarassu – PE, 53610-000

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:58, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

De imediato, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu ao local e realizou os procedimentos médicos necessários.
Socorro

No Recife, policiais militares do 13º BPM auxiliam gestante que entra em trabalho de parto na r

De imediato, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu ao local e realizou os procedimentos médicos necessários.

O caso será encaminhado à Polícia Civil, para identificação do proprietário do veículo e adoção das medidas legais cabíveis.
Transporte

Em Caruaru, PRF flagra 18 bodes amontoados em carro; sete morreram devido o aperto e falta de ar

O caso será encaminhado à Polícia Civil, para identificação do proprietário do veículo e adoção das medidas legais cabíveis.

Deputado Joel da Harpa apresenta projeto com ônibus e vagão de metrô exclusivos para mulheres
Proteção

Deputado Joel da Harpa apresenta projeto com ônibus e vagão de metrô exclusivos para mulheres

Proposta tramita na Alepe e estabelece que, das 6h às 9h e das 17h às 20h, empresas responsáveis pelo transporte público deverão destinar espaços exclusivos para passageiras. 

mais notícias

+

Newsletter