Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hospital Veterinário da UFRPE ENTRA EM GREVE por falta de REPASSES do Governo Federal

De acordo com os residentes, a falta de medicamentos, materiais básicos e equipamentos como o de raios-X tem impossibilitado a realização de atendimentos.

Ricardo Lélis

14 de janeiro de 2025 às 20:54   - Atualizado às 20:54

Hospital Veterinário da UFRPE

Hospital Veterinário da UFRPE Foto: Arquivo/ Diário de Pernambuco

Funcionários do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) suspenderam os atendimentos a novos casos na segunda-feira, 13 de janeiro, declarando greve por conta de condições de trabalho consideradas precárias.  

De acordo com os residentes, a falta de medicamentos, materiais básicos e equipamentos como o de raios-X tem impossibilitado a realização de atendimentos.

Estudantes relataram que, em diversas situações, têm solicitado aos tutores dos animais a compra de itens essenciais como seringas, álcool 70%, lâminas de bisturi, fios e luvas cirúrgicas.  

"Chegamos ao ponto de ter que externar para o tutor que, caso ele não traga esses insumos, não temos como atender. Se for cirurgia, vai ser cancelada. Se for exame, vai ter que ser remarcado. Porque a gente só consegue trabalhar assim", revelou um residente que preferiu não se identificar.  

O hospital, localizado no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, é referência pública e conta com 32 residentes atuando em áreas como clínica, cirurgia e diagnóstico.  

Veja Também

A UFRPE reconheceu a paralisação e, em nota, afirmou que a falta de insumos básicos é "pontual".

A instituição declarou que está em andamento um processo licitatório para adquirir mais de 240 itens variados, mas destacou que a complexidade do processo pode causar eventuais atrasos.  

Ainda segundo os veterinários, o problema da falta de medicamentos, incluindo os da farmácia da unidade, se arrasta há mais de seis meses.

"A gente pede [medicamentos] como doação para o hospital, com os fornecedores que fazem essa venda e entregam, não ao tutor, mas à gente. [...] O tutor faz o pedido ao fornecedor, que entrega à gente porque o tutor não tem acesso a medicações controladas", explicou outro residente.  

Em nota a UFRPE destacou que foi informada sobre a possibilidade de greve na última quarta-feira (8), e que apoia as discussões do movimento dos residentes, integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A universidade também informou que as obras do Setor de Imagem serão retomadas "em breve", com os trâmites legais finalizados com a empresa responsável e que adquiriu uma autoclave moderna para esterilização de materiais e realizou recentemente a manutenção dos microscópios

Por fim a instituição disse que está comprometida em fornecer "a melhor estrutura possível dentro da atual realidade orçamentária vivida pela instituição".  

Apesar das medidas anunciadas, não há previsão para o término da greve, enquanto os residentes continuam denunciando as dificuldades enfrentadas no exercício de suas funções.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:07, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter