Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra inaugura a 209ª Cozinha Comunitária e reforça compromisso no combate à fome

A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, garantindo acesso à alimentação digna.

Isabella Lopes

12 de julho de 2025 às 15:15   - Atualizado às 15:20

Raquel Lyra em cozinha comunitária.

Raquel Lyra em cozinha comunitária. Foto: Reprodução

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou na última sexta-feira, 8 de julho, a Cozinha Comunitária Edite Maria Dionízio, no distrito de Santa Luzia, em Manari. A nova unidade reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, garantindo acesso à alimentação digna para a população em situação de vulnerabilidade social.

A unidade homenageia uma figura importante para a comunidade local, representando o reconhecimento da memória e da identidade do território. Localizada na Praça Central do distrito, a cozinha funcionará no turno da manhã, com a produção e entrega de refeições no horário do almoço.

Para garantir o preparo e as distribuições das refeições com qualidade, a cozinha será composta por sete profissionais: uma coordenadora, uma chef de cozinha, um ajudante de cozinha, dois auxiliares de serviços gerais, uma recepcionista e um vigilante.

Com essa entrega, Manari passa a contar com duas Cozinhas Comunitárias em funcionamento, fortalecendo a rede de proteção social no município. Desde o início da gestão Raquel Lyra, em 2023, já foram implantadas 154 unidades, sendo 29 apenas em 2025. Ao todo, Pernambuco conta com 209 cozinhas e já ultrapassou a marca de 15 milhões de refeições distribuídas em todo o estado.

"Investir em cozinhas comunitárias é investir em dignidade. Cada unidade representa um espaço de cuidado, de acolhimento e de garantia de direitos. Estamos falando de mais de 15 milhões de refeições servidas em todo o estado e isso só é possível porque há uma gestão comprometida com quem mais precisa”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.

Cada Cozinha Comunitária recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil via cofinanciamento estadual. Esse modelo de apoio garante o funcionamento pleno e sustentável das unidades, consolidando a política como uma ação permanente de combate à fome em Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:24, 26 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP  Foto: Divulgação/PP
Eleições 2026

Homologada: Federação União Progressista recebe aval do TSE e redefine cenário político

Autorizada pelo TSE, a união entre as legendas sob comando de Antonio Rueda cria um superbloco partidário focado em estabilidade e disciplina fiscal.

Cursos de tecnologia.
Oportunidades

Mais de 17 mil vagas em cursos de tecnologia têm inscrições prorrogadas até terça-feira (31)

Iniciativa integra o programa Trilhatec, realizado em parceria com a Cesar School. Para participar, os interessados devem acessar a plataforma SisSel.

Prefeita de Igarassu professora Elcione Ramos.
Evento

Prefeita Elcione Ramos representa Igarassu no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

A gestora municipal integra o painel "Educação inovadora, primeiro lugar no IDEB, garantindo o futuro das cidades inteligentes".

mais notícias

+

Newsletter