Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra faz mutirão de triagem para cirurgias de quadril em crianças com microcefalia

Por meio do convênio firmado, cerca de 100 pacientes serão beneficiados ao longo dos próximos 24 meses. Neste primeiro mutirão, 32 crianças foram atendidas.

Isabella Lopes

16 de setembro de 2024 às 15:14   - Atualizado às 16:54

Governo Raquel Lyra faz mutirão de triagem para cirurgias de quadril em crianças com microcefalia

Governo Raquel Lyra faz mutirão de triagem para cirurgias de quadril em crianças com microcefalia Foto:Divulgação/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Serviço de Referência em Doenças Raras do Hospital Maria Lucinda (Rarus), realizou nesta segunda-feira, 16 de setembro, um mutirão de consultas para triagem e marcação de cirurgias para o tratamento de displasia de quadril em crianças com sequelas da síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ) e outras deformidades congênitas.

Por meio do convênio firmado, cerca de 100 pacientes serão beneficiados ao longo dos próximos 24 meses. Neste primeiro mutirão, 32 crianças foram atendidas.

“Hoje vamos ampliar nossa capacidade cirúrgica, acelerando o ritmo dos procedimentos, sempre com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas crianças e seus familiares. O trabalho não vai parar até conseguirmos atender todas as crianças” garantiu a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O ortopedista Epitácio Rolim, um dos responsáveis pelo mutirão, acompanha de perto esses pacientes desde 2015. O médico explica que, devido à má formação do quadril, os pacientes acabam desgastando a cabeça do fêmur, o que gera dores intensas.

O cirurgião destaca que a dor intensa pode levar o corpo a adotar uma posição defensiva, resultando em contraturas graves.

Veja Também

“Essas contraturas geram mais dor, que pode ser um gatilho para convulsões. As crianças, nesses casos, vivem acamadas, impossibilitadas de sentar-se, dormir bem e realizar as terapias necessárias. Com a intervenção cirúrgica, elas terão uma melhora significativa na qualidade de vida, com a possibilidade de uma vida normal, oportunidades de estudar e ter momentos de lazer”, acrescenta.

Para as 32 mães que acompanharam seus filhos no mutirão, o momento foi de alívio.

“É uma mistura de ansiedade e medo, mas ao mesmo tempo a gente se sente acolhida e com a expectativa de uma vida melhor para eles. Será qualidade de vida para minha filha e conforto saber que agora vou poder realizar procedimentos simples como uma troca de fraldas sem ela sentir dor”, explica Karliana Ferreira, 32 anos, técnica de enfermagem, que levou a filha de 8 anos para o atendimento.

“Fazer parte desta parceria com a SES é muito importante para nós, do Hospital Maria Lucinda/Fundação Manoel da Silva Almeida, que, há 95 anos, temos o compromisso de oferecer um serviço de qualidade com humanização a todos os nossos pacientes”, afirma o médico Luiz Alberto Araújo, Superintendente da Instituição.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:10, 15 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nelsinho Batista Campeão pelo Sport Clube Recife
Reconhecimento

Eterno Comandante: Sport homenageia Nelsinho Baptista após anúncio de aposentadoria

Técnico da histórica conquista da Copa do Brasil de 2008 encerra carreira; Leão da Ilha exalta o legado e a identidade tática do treinador.

Michelly Demézio
Moda

AGRESTE TEX: Michelly Demézio é a grande vencedora do Brasil Fashion Designers 2026

Natural de Nazaré da Mata, com a coleção "Corpo, ritmo e liberdade" conquistou o júri; pódio foi completado por Ana Carina Brito e Clara Albuquerque, alunas egressas da Região Metropolitana do Recife

Pedro Favela fala sobre atrasos salariais no Santa Cruz.
Fala

Santa Cruz: volante Pedro Favela reconhece situação "complicada" de atrasos salariais no clube

Volante é um dos remanescentes do elenco que conquistou o acesso em 2025. Jogador promete comprometimento na Série C.

mais notícias

+

Newsletter