Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra amplia 34 leitos pediátricos para tratar doenças respiratórias no estado

Os equipamentos irão para o Hospital Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada.

Fernanda Diniz

02 de abril de 2025 às 13:23   - Atualizado às 13:54

Governo Raquel Lyra amplia 34 leitos pediátricos.

Governo Raquel Lyra amplia 34 leitos pediátricos. Foto: Reprodução / Secom

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deu mais um passo importante para o enfrentamento das doenças respiratórias em crianças, descentralizando cada vez mais o atendimento. A partir desta terça-feira, 2 de abril, o Hospital Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, juntos passam a ofertar 34 novos leitos pediátricos para o tratamento de meninos e meninas com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

A iniciativa integra o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da SES-PE, elaborado para nortear as ações intersetoriais colocadas em prática no período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que, no estado, acontece entre os meses de março e agosto.

Esse cenário é impulsionado por fatores como clima, alta umidade e maior exposição das crianças a ambientes fechados, o que aumenta o risco de casos graves, internações e óbitos, proporcionando alta demanda por leitos hospitalares, pressionando a rede de saúde.

No Ermírio Coutinho, a medida visa garantir assistência às crianças da Zona da Mata Norte, uma vez que o Hospital é referência para o atendimento da população da II Gerência Regional de Saúde do Estado (II Geres).

Além do reforço na infraestrutura, a unidade terá ampliação na equipe multidisciplinar, com a contratação de mais de 30 profissionais, entre fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e outros.

Veja Também

“Tanto a ampliação da equipe assistencial como a abertura dessas enfermarias representam um avanço significativo na nossa capacidade de atendimento pediátrico. Com a chegada do período sazonal das doenças respiratórias, é essencial garantir que as crianças da nossa região tenham acesso rápido e adequado à assistência hospitalar, sem a necessidade de se deslocar para outro município”, destaca a diretora do HEC, Neusa Dias.

Já em Afogados da Ingazeira, o Hospital Regional Emília Câmara (HRCB) passa a contar com 10 novos leitos de pediatria. A unidade é referência no atendimento da demanda dos 12 municípios que compõem a X Geres.

No Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, houve um acréscimo de 10 leitos de UTI pediátrica e 04 de clínica pediátrica, totalizando 20 leitos de UTI pediátrica e 14 de clínica pediátrica.

AMPLIAÇÃO - Além do reforço no Hospital Ermírio Coutinho, no Emília Câmara e no Hospital Eduardo Campos, a SES-PE já havia aberto 107 leitos pediátricos, destes 50 leitos são de suporte respiratório em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No decorrer deste mês, novos leitos vão ser abertos, reforçando a saúde pública no enfrentamento ao período da sazonalidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:24, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

Preço da gsolina na Paraíba.
Dinheiro

Preço da gasolina na Paraíba custa quase R$ 1 a menos do que em Recife

A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.

mais notícias

+

Newsletter