A organização teria apresentado dados inconsistentes na prestação de contas. Isso incluía CPFs inválidos ou pertencentes a pessoas que não estavam na relação oficial de beneficiários.
Governo Lula suspende contrato com ONG. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo suspendeu o contrato com a Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre, ONG de Pernambuco. A suspensão ocorreu após supostas irregularidades no serviço de distribuição de marmitas serem reveladas pelo jornal O Globo.
A entidade firmou um contrato de R$ 3 milhões dentro do programa Cozinha Solidária do Governo para fornecer refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade no estado.
A vice-presidente da ONG é Ana Lúcia Gusmão Brindeiro. Ela é assessora da deputada estadual Rosa Amorim (PT). Segundo a reportagem, a organização teria apresentado ao MDS dados inconsistentes na prestação de contas. Isso incluía CPFs inválidos ou pertencentes a pessoas que não estavam na relação oficial de beneficiários.
Diante da denúncia, o ministério do Governo acionou a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.
Em nota ao O Globo, o ministério afirmou que, se forem confirmadas irregularidades na execução do contrato e no uso dos recursos públicos, o Governo poderá solicitar a devolução do valor repassado à entidade.
3
17:22, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A iniciativa busca contemplar aqueles que preferem aproveitar a folia nas primeiras horas do dia, mantendo o caráter familiar e educativo do bloco.
Com o tema "Canto de Alegria, Reencontro da Poesia", o maior bloco do mundo espera arrastar mais de 2,5 milhões de foliões em 2026.
mais notícias
+