Pernambuco, 10 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

GOVERNO LULA declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em CIDADE pernambucana; SAIBA QUAL

09 de janeiro de 2024 às 18:52

O Governo Lula, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira, 9 de janeiro, a situação de emergência em 17 cidades brasileiras atingidas por desastres.

Integram a lista municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

O estado com maior número de municípios reconhecidos nesta terça-feira é a Paraíba. Entraram na lista seis cidades que enfrentam a estiagem: Emas, Olho D`Água, Puxinanã, Riacho dos Cavalos, São Sebastião do Umbuzeiro e Várzea.

Em Pernambuco, Calumbi também está em situação de emergência em razão de estiagem.

Minas Gerais tem quatro cidades em situação de emergência: Itabirinha, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Amparo e São José do Divino.

Veja Também

Na Região Sul, as paranaenses Cruzeiro do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste obtiveram o reconhecimento federal por por inundações e enxurradas, respectivamente.

Já Nova Boa Vista enfrenta chuvas intensas e São Marcos registrou queda de granizo. Ambas as cidades estão localizadas no Rio Grande do Sul.

No Nordeste, duas cidades do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência: Umarizal por estiagem e Upanema por seca.

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do MIDR para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos.

Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, seja pela falta”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com desastres naturais”, completa.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)

Além de socorro e assistência às vítimas, o MIDR também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD.

As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:55, 10 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jaboatão dos Guararapes.
Iniciativa

Jaboatão: prefeitura inicia processo de regularização fundiária para famílias em Muribeca

A regularização permitirá que os moradores obtenham a escritura dos imóveis, valorizem seu patrimônio e tenham acesso a políticas públicas e serviços vinculados à habitação e à infraestrutura urbana.

Prefeitura de Abreu e Lima inaugura novo gramadão.
Serviço

Prefeitura de Abreu e Lima inaugura novo gramadão nesta quarta (11)

A expectativa é que o campo seja utilizado por jovens, equipes amadoras e moradores da comunidade de Chã de Cruz e de localidades próximas.

Raquel Lyra investe mais de R$ 64 milhões na reforma, ampliação e requalificação do Hospital da Restauração
Agenda

Raquel Lyra vai entregar novas enfermarias do Hospital da Restauração nesta quarta (11)

A governadora também vai reabrir a Sala Vermelha requalificada, onde ocorre o atendimento imediato de pacientes críticos.

mais notícias

+

Newsletter