Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco anuncia licitação para novo Complexo da Polícia Científica em Garanhuns

Governo de Pernambuco faz Investimento de mais de R$ 17 milhões e visa ampliar serviços periciais na região do Agreste Meridional.

Beto Dantas

11 de julho de 2025 às 13:53   - Atualizado às 14:01

Policia cientifica.

Policia cientifica. Foto:Divulgação/SDS

O Governo de Pernambuco deu mais um passo no fortalecimento da segurança pública ao anunciar o processo licitatório para a construção de um novo Complexo da Polícia Científica (CPC) no município de Garanhuns, no Agreste Meridional. Esta será a terceira unidade lançada em apenas uma semana, somando-se aos CPCs de Ouricuri e Petrolina, totalizando um investimento superior a R$ 17 milhões.

A iniciativa integra o programa Juntos pela Segurança, que tem como uma de suas metas estratégicas a ampliação do acesso aos serviços periciais em todas as regiões do Estado. Em Garanhuns, o novo CPC contará com sede própria e estrutura completa, incluindo Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), hoje ausente na cidade.

“A criação do Complexo da Polícia Científica em Garanhuns representa mais um passo decisivo na interiorização dos serviços periciais em Pernambuco. Atualmente, a região conta apenas com uma unidade regionalizada, e a nova estrutura vai ampliar significativamente a capacidade de atendimento, garantindo serviços como o IML. Avançamos para oferecer um atendimento mais ágil, humano e qualificado, em consonância com os objetivos do programa Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A construção do CPC vai permitir que diversos serviços periciais sejam concentrados em um único espaço, otimizando os atendimentos e qualificando a produção da prova técnica, essencial para a elucidação de crimes. Isso inclui desde exames traumatológicos e sexológicos até análises de armas, drogas, celulares e DNA, o que garante uma resposta mais rápida e robusta para a Polícia Civil e para o Judiciário.

“Com os serviços funcionando de forma integrada e em um único local, o trabalho entre os peritos é potencializado. Isso gera mais eficiência e celeridade na entrega dos laudos, fortalece a investigação e contribui diretamente para a responsabilização criminal, inclusive no combate a organizações criminosas”, detalhou o gerente-geral de Polícia Científica da SDS, Wagner Bezerra.

Com a descentralização dos serviços periciais, o Estado também reduz o sofrimento das famílias que precisam de serviços como o IML em momentos de luto. Ao evitar deslocamentos longos e garantir atendimento local mais digno, o novo modelo de estrutura representa também um ganho social.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:07, 06 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cantor Roberto Carlos.
Apresentação

Roberto Carlos é confirmado no São João de Caruaru 2026 e fará show no Dia dos Namorados

O palco escolhido para o espetáculo será o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. O espaço funciona como o centro das grandes apresentações do evento.

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

mais notícias

+

Newsletter