Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco anuncia licitação para novo Complexo da Polícia Científica em Garanhuns

Governo de Pernambuco faz Investimento de mais de R$ 17 milhões e visa ampliar serviços periciais na região do Agreste Meridional.

Beto Dantas

11 de julho de 2025 às 13:53   - Atualizado às 14:01

Policia cientifica.

Policia cientifica. Foto:Divulgação/SDS

O Governo de Pernambuco deu mais um passo no fortalecimento da segurança pública ao anunciar o processo licitatório para a construção de um novo Complexo da Polícia Científica (CPC) no município de Garanhuns, no Agreste Meridional. Esta será a terceira unidade lançada em apenas uma semana, somando-se aos CPCs de Ouricuri e Petrolina, totalizando um investimento superior a R$ 17 milhões.

A iniciativa integra o programa Juntos pela Segurança, que tem como uma de suas metas estratégicas a ampliação do acesso aos serviços periciais em todas as regiões do Estado. Em Garanhuns, o novo CPC contará com sede própria e estrutura completa, incluindo Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), hoje ausente na cidade.

“A criação do Complexo da Polícia Científica em Garanhuns representa mais um passo decisivo na interiorização dos serviços periciais em Pernambuco. Atualmente, a região conta apenas com uma unidade regionalizada, e a nova estrutura vai ampliar significativamente a capacidade de atendimento, garantindo serviços como o IML. Avançamos para oferecer um atendimento mais ágil, humano e qualificado, em consonância com os objetivos do programa Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A construção do CPC vai permitir que diversos serviços periciais sejam concentrados em um único espaço, otimizando os atendimentos e qualificando a produção da prova técnica, essencial para a elucidação de crimes. Isso inclui desde exames traumatológicos e sexológicos até análises de armas, drogas, celulares e DNA, o que garante uma resposta mais rápida e robusta para a Polícia Civil e para o Judiciário.

“Com os serviços funcionando de forma integrada e em um único local, o trabalho entre os peritos é potencializado. Isso gera mais eficiência e celeridade na entrega dos laudos, fortalece a investigação e contribui diretamente para a responsabilização criminal, inclusive no combate a organizações criminosas”, detalhou o gerente-geral de Polícia Científica da SDS, Wagner Bezerra.

Com a descentralização dos serviços periciais, o Estado também reduz o sofrimento das famílias que precisam de serviços como o IML em momentos de luto. Ao evitar deslocamentos longos e garantir atendimento local mais digno, o novo modelo de estrutura representa também um ganho social.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:06, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

As praias da capital estão entre os atrativos mais buscados pelos visitantes.
Alternativa

Fugindo do Carnaval: destinos tranquilos para descansar

Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.

Carnaval de Olinda.
Carnaval

Em Olinda, noite do brega anima Polo do Carmo com shows nesta sexta (13); veja atrações

Em mais um dia de festa, a programação destaca artistas que transitam entre breggae, funk e pop, garantindo diversidade musical e momentos de interação com o público.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

mais notícias

+

Newsletter