Leitos pediátricos abertos em Palmares. Fotos: Philippe Jonathan / SES-PE
O Governo de Pernambuco ampliou a capacidade assistencial do Hospital Regional de Palmares (HRP), com a abertura de 10 novos leitos de UTI Pediátrica, 10 de UTI Neonatal e 16 de enfermaria pediátrica e neonatal, para enfrentar o crescimento da demanda por atendimento infantil devido às doenças respiratórias sazonais.
Além da expansão da infraestrutura da unidade de saúde, que é administrada pela Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA)/Hospital Maria Lucinda, o Regional de Palmares passou a contar com o reforço de uma equipe multidisciplinar composta por quase 100 profissionais de diversas áreas, contratados para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.
A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e representa um avanço significativo na assistência à saúde infantil na Região da Mata Sul.
Nos últimos anos, o estado tem registrado um aumento expressivo na procura por leitos pediátricos durante os períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como bronquiolite e pneumonia.
“A Secretaria Estadual de Saúde tem lançado, todos os anos, no governo Raquel Lyra, um plano de contingenciamento da sazonalidade dos vírus respiratórios. Esperamos o aumento de casos neste período do ano, demandando uma maior necessidade de leitos de UTI e enfermaria pediátricos. Em 2025, estamos abrindo os leitos de maneira precoce para poder receber nossas crianças e conseguir atendê-las com a maior qualidade e resolutividade”, explica a secretária executiva de Assistência à Saúde (SEAS), Domany Cavalcanti.
A diretora do HRP, Carolina Martins, reforçou a importância da medida.
“A ampliação da nossa capacidade assistencial, com novos leitos de UTI Pediátrica, UTI Neonatal e enfermaria, representa um avanço essencial no cuidado às crianças da Mata Sul. Sabemos que, durante os períodos de sazonalidade respiratória, a demanda por atendimento cresce significativamente, e essa estrutura reforçada, aliada à chegada de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, nos permite oferecer um serviço mais ágil e eficiente. Nosso compromisso é ofertar a melhor assistência para as crianças e que os profissionais tenham as condições necessárias para prestar um atendimento de excelência”, disse.
Em 2024, o hospital realizou mais de 1.354 atendimentos pediátricos e 500 internamentos, reforçando a necessidade da ampliação da estrutura para garantir assistência adequada às crianças da região.
Com essa expansão, o Hospital Regional de Palmares se fortalece como referência no atendimento pediátrico da região, reduzindo filas de espera e garantindo suporte adequado para os profissionais de saúde.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em aprimorar a rede pública de saúde, assegurando assistência de qualidade às crianças pernambucanas e melhorando a capacidade de resposta do sistema hospitalar diante da sazonalidade respiratória.
2
19:06, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
Enquanto Olinda e Recife entram em clima de festa com blocos, maracatus e multidões, nem todos querem se misturar à folia.
mais notícias
+