Pernambuco, 03 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco abre mais de 400 vagas na construção civil; veja onde estão as oportunidades

As atrativas contemplam diferentes níveis de qualificação profissional, abrangendo funções como pedreiro, servente de obras, carpinteiro, entre outros.

09 de abril de 2026 às 13:19   - Atualizado às 13:27

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). Foto: Sedepe/Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe), anunciou mais de 400 novas vagas de emprego no setor da construção civil. 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com a retomada econômica, a valorização da mão de obra local e o incentivo ao crescimento de setores estratégicos, como a construção civil. Um dos principais motores da economia pernambucana.

As oportunidades contemplam diferentes níveis de qualificação profissional, abrangendo funções como pedreiro, servente de obras, carpinteiro, eletricista, encanador, serralheiro, além de cargos técnicos e industriais. Também há vagas destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD), promovendo inclusão no mercado de trabalho.

Localidades

O município de Palmares segue concentrando o maior número de vagas, com 200 oportunidades, sendo 100 para pedreiros e 100 para serventes de obras.

No Agreste e Sertão, cidades como Araripina, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru e Petrolina apresentam um cenário positivo. Bezerros soma 38 vagas, com destaque para servente de obras e pedreiro. Caruaru oferece 16 oportunidades, incluindo vagas para ajudante de eletricista. Já Petrolina reúne 22 vagas em diversas funções.

Veja Também

Na Região Metropolitana, Recife se destaca com 44 vagas em diferentes funções, como pedreiro, eletricista, ajudante de eletricista, ajudante de serralheiro, marceneiro e fresador. Paulista também conta com oportunidades para auxiliar de pedreiro e pedreiro, enquanto Igarassu registra vagas para marceneiro e pedreiro.

Outros municípios como Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Belo Jardim também contribuem para o quadro geral de oportunidades, atendendo às demandas locais da construção civil.

Vagas PCD

Além disso, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD) distribuídas entre os municípios de Camaragibe, Caruaru e Recife, contemplando funções como carpinteiro, armador, pedreiro, servente de obras, marceneiro e encanador.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, a ampliação das vagas está alinhada às ações estruturantes do Governo do Estado, que vêm investindo na qualificação profissional, na intermediação de mão de obra e na articulação com o setor produtivo para ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho.

A secretaria também destaca que iniciativas como essa são fundamentais para promover inclusão social, reduzir desigualdades regionais e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em Pernambuco.

Os interessados devem procurar os canais oficiais de atendimento para obter informações sobre requisitos, prazos e encaminhamentos para as vagas.

Sobre o atendimento 

Os candidatos podem buscar atendimento nas unidades da rede estadual de intermediação de mão de obra, onde também são oferecidos serviços de orientação profissional e encaminhamento para processos seletivos.

Para concorrer às vagas, é fundamental que o trabalhador esteja cadastrado no sistema. Quem ainda não possui cadastro deve realizá-lo, e aqueles que já estão registrados precisam manter os dados atualizados para aumentar as chances de encaminhamento.

Além disso, os candidatos devem acompanhar a emissão da carta de encaminhamento, documento necessário para participação nos processos seletivos junto às empresas contratantes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:05, 03 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Estudantes da Rede Estadual de Ensino vencedores
Destaque

Estudantes da Rede Estadual são campeões na Olimpíada Brasileira de Tecnologia pelo segundo ano

A equipe Vanguarda, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Engenheiro Lauro Diniz, do Recife, ganhou o troféu de primeiro lugar na categoria de escolas públicas não-seletivas

Prova de concurso público.
Oportunidade

Prefeitura em Pernambuco define banca para novo concurso com 426 vagas; veja qual município

A gestão oficializou a escolha da Facet Concursos, vinculada à Associação de Ensino Superior Santa Terezinha (AESST), para organizar do certame.

Novo Pontilhão do Recife
Recife

Novo pontilhão em Boa Viagem altera trânsito e cria acesso alternativo à Via Mangue

Estrutura sobre o Canal de Setúbal conecta a Avenida Boa Viagem à Rua João Cardoso Aires e integra novo sistema de circulação na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter