Os veículos vão percorrer todas as regiões do Estado, ampliando o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde.
29 de maio de 2025 às 07:03 - Atualizado em 30 de maio de 2025 às 14:17
Governadora Raquel Lyra faz entrega de Carretas da Mulher Pernambucana nesta quinta-feira (29) Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra (PSD), realiza nesta quinta-feira, 29 de maio, a entrega das Carretas da Mulher Pernambucana, iniciativa voltada à promoção da saúde feminina no Estado.
Com tecnologia de ponta, os equipamentos oferecerão uma série de serviços essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, incluindo mamografias, ultrassonografias, biópsias, consultas especializadas e outros exames.
Os veículos vão percorrer todas as regiões do Estado, ampliando o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde.
A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause participaram, no dia 23 de maio, de uma comemoração pelo primeiro ano do programa Mães de Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado que se consolidou como o maior programa de transferência de renda voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade do Norte e Nordeste.
O evento ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, município que possui o maior número de beneficiárias. Durante a solenidade, Raquel destacou o impacto transformador do benefício na vida das mulheres pernambucanas.
"Nós sabemos que ninguém faz nada sozinho e é muito bom celebrar um ano do programa mais bonito que a gente tem. O Mães de Pernambuco veio para ficar e para transformar, foi um programa sonhado por muitas mentes e muitos corações. Mas quando nós chegamos no governo tivemos muita dureza no primeiro ano, buscando recursos, apertando os cintos, para que o dinheiro pudesse ser destinado para quem mais precisa. E o meu dever e minha missão é fazer com que todas vocês possam chegar ao governo, ao Palácio do Campo das Princesas, mesmo sem estar fisicamente lá”, disse a governadora Raquel Lyra.
O programa de transferência de renda assegura o pagamento mensal de R$ 300 a até 100 mil mães em situação de vulnerabilidade em todo o Estado. A seleção considera critérios como ser responsável familiar, morar em Pernambuco, estar no CadÚnico com dados atualizados, não ter vínculo formal de trabalho e ser gestante ou responsável por criança de até seis anos. A prioridade é dada às famílias com menor renda per capita.
Desde o início do programa, mais de 121 mil mulheres já foram atendidas, com um investimento superior a R$ 357 milhões por parte do Governo do Estado. Somente em Jaboatão dos Guararapes, cerca de 3.400 mães são contempladas a cada ciclo, colocando o município como líder em número de beneficiárias.
O evento, que contou com uma série de apresentações culturais de crianças de Jaboatão dos Guararapes, também contou com a presença dos secretários estaduais Juliana Gouveia (Mulher) e Igor Cadena (executivo da Casa Civil), da vice-prefeita da cidade, Irmã Babate, e diversas outras lideranças políticas locais.
3
4
21:55, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A medida vale para todos os órgãos da gestão municipal, incluindo secretarias e autarquias.
Com o grupo, foram encontrados uma pistola 9 mm, 19 munições do mesmo calibre, dois carregadores e uma faca de serra.
Além deste sábado, o espaço seguirá funcionando até a terça (17) de folia, das 9h às 16h, na Avenida Liberdade, na Praça do Carmo, com estrutura adaptada.
mais notícias
+