Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fundef: Governo Raquel Lyra deposita valores nas contas dos professores da rede estadual

O repasse é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica que atuaram entre os anos de 1997 e 2006.

Ricardo Lélis

18 de dezembro de 2025 às 23:00   - Atualizado em 19 de dezembro de 2025 às 05:37

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco depositou nas contas de professores da rede estadual os valores referentes ao precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), fruto de um recálculo.

A informação foi confirmada pela presidente do Sintepe, Ivete Caetano, nesta terça-feira, 16 de dezembro.

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) vem realizando, desde 2022, o pagamento do precatório do Fundef. A segunda parcela foi depositada em 2023 e a terceira em 2024.

O repasse é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre os anos de 1997 e 2006.

Herdeiros

Os herdeiros devem estar atentos para o que consta no alvará. Existem determinações judiciais para que se cumpram os pagamentos das parcelas do Fundef. Nesse caso, não será necessária a emissão de um novo alvará.

Veja Também

Já no caso dos alvarás individualizados, que contêm o valor da parcela a ser recebido, é preciso que o herdeiro tenha em mãos um alvará judicial para cada parcela.

Para informações sobre precatórios do Fundef, os beneficiários poderão entrar em contato pelo telefone (81) 3183-8773 / 3183-8808, pelo WhatsApp (81) 98877-1584 ou pelo e-mail fundefprecatorio@adm.educacao.pe.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso queira atendimento presencial, é só comparecer à sede da SEE, que fica localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife.

Fundef no Recife

A Prefeitura do Recife já recebeu R$ 445,4 milhões referentes aos precatórios do Fundef de professores da rede municipal, leiloados com desconto de 21,81% para o banco Itaú Unibanco. Apesar do ingresso do montante na semana passada, nenhum professor receberá valores neste ano. O registro da receita já consta no Portal da Transparência do Recife.

A operação financeira foi uma estratégia da gestão do prefeito João Campos (PSB) para reforçar o caixa do município e garantir o pagamento de obrigações de 2025. Conforme documentos obtidos pelo Blog Manoel Medeiros, os recursos serão usados prioritariamente para quitar dívidas com servidores inativos, incluindo folhas de pagamento do Recifin, e outras despesas correntes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:05, 05 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Cleiton Collins e a missionária Michele Collins.
Suspenso

Cleiton e Michelle Collins anunciam pausa na Cruzada Recuperando Vidas com Jesus; veja motivo

O religioso destacou que mais de 90 eventos foram realizados ao longo deste ano em Pernambuco.

Policiais Militares de Pernambuco.
Segurança

Pernambuco registra menor número de homicídios da história nos sete primeiros meses de 2026, diz SDS

No mesmo intervalo, o Estado também registrou o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desde o início da série histórica.

Prefeitura de Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, abre seleção
Prazo

Seleção de prefeitura em Pernambuco com salários de até R$13 mil encerra inscrições nesta quarta (5)

O processo seletivo reúne 94 oportunidades para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, além de formação de cadastro de reserva.

mais notícias

+

Newsletter