Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Professores da educação básica: Senado aprova incentivos para a formação de docentes; veja quais

O projeto já havia sido aprovado no Senado, em 2023, mas depois disso passou por alterações na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado como um substitutivo.

Gabriel Alves

18 de dezembro de 2025 às 15:59   - Atualizado às 15:59

Professora da educação básica dando aula.

Professora da educação básica dando aula. Foto: Agência Brasil/Arquivo. Arte: Portal de Prefeitura

Incentivos à formação de professores para a educação básica foram aprovados pelo Senado na quarta-feira, 17 de dezembro. Eles estão previstos na Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica - Mais Professores para o Brasil: o texto aprovado pelos senadores é o substitutivo da Câmara dos Deputados ao PL 3.824/2023, que agora será enviado à sanção da Presidência da República.

Uma das principais medidas previstas é a oferta de bolsas para alunos do ensino médio, com o objetivo de estimular os estudantes a cursar a licenciatura (uma forma de graduação voltada à formação de professores para a educação básica).

A prioridade seria dada aos candidatos que cursarem graduações em áreas em que há falta de professores, conforme a região.

Além disso, a proposta também prevê o aperfeiçoamento dos processos seletivos de novos docentes, o desenvolvimento de campanhas para a divulgação dos benefícios da carreira do magistério e o envolvimento dos graduandos em atividades de pesquisa e extensão em escolas de educação básica.

O texto aprovado na quarta-feira teve origem em um projeto do senador Flávio Arns (PSB-PR): o PL 3.824/2023.

Veja Também

O projeto já havia sido aprovado no Senado (em 2023), mas depois disso passou por alterações na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo). Foi por causa dessas modificações que o texto teve de retornar ao Senado para nova análise.

Trecho retirado

A relatora da matéria agora aprovada foi a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Ela aceitou a maioria das alterações feitas na Câmara, mas retirou o trecho que obrigava os entes federativos a cumprir a lei que regulamenta o piso salarial da categoria (Lei 11.738, de 16 de julho de 2008).

Ao explicar em seu parecer por que retirou o trecho, Dorinha argumenta que "esse dispositivo do substitutivo da Câmara refere-se ao piso do magistério, mas o faz de maneira tímida e redundante. De fato, limita-se a dizer que os entes federativos 'deverão cumprir o disposto na Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica'. Ora, não vemos qualquer sentido em produzir uma norma legal cujo objetivo é determinar o cumprimento de outra”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:42, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.
Compromisso

Eduardo da Fonte destaca propostas para saúde e fim da escala 6x1 durante sabatina no Recife

Ainda durante a sabatina, o candidato citou a conquista de mais de R$ 12 milhões para viabilizar o Hospital do Câncer do Araripe, reforçando sua defesa de uma saúde pública descentralizada.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas.
Eleições

Mendonça Filho declara apoio a Coronel Feitosa durante inauguração de comitê no Recife

O evento contou com a presença de nomes ligados ao campo conservador de Pernambuco e marcou mais uma etapa da campanha do parlamentar à reeleição.

Candidata ao Senado Marília Arraes (PDT).
Articulação

Em Caruaru, Marília Arraes mostra como decisões do Senado chegam ao bolso dos pernambucanos

Em sabatina, candidata ao Senado apresentou propostas para trabalhadores, educação, agricultura familiar e políticas de proteção às mulheres

mais notícias

+

Newsletter