Funase integra 16 jovens no mercado de trabalho. Foto: Divulgação
A parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) e a Escola Dom Bosco tem se destacado como um farol de esperança e oportunidade para jovens em comprimento de medida socioeducativa.
Por meio do programa Jovem Aprendiz, a iniciativa, retomada em março de 2024, já impactou diretamente a vida de dois adolescentes, proporcionando-lhes não apenas uma chance no mercado de trabalho, mas também um novo caminho para o futuro.
Além disso, outros 16 jovens foram inseridos no mercado, sendo 15 estagiários de nível médio e um que conquistou uma vaga de emprego formal.
Com acompanhamento contínuo, que inclui avaliações semestrais e reuniões de feedback com a Escola Dom Bosco, o programa busca garantir que os jovens não apenas adquiram novos conhecimentos, mas também se tornem profissionais mais preparados, responsáveis e confiantes.
“Nosso objetivo é criar condições para que esses jovens possam reconstruir suas trajetórias, adquirindo habilidades que os preparem para um mercado de trabalho competitivo. Mas, mais do que isso, queremos que eles se sintam capazes de sonhar e realizar”, destaca Raissa Braga, presidente da Funase.
A parceria entre as instituições representa um modelo de como políticas públicas bem estruturadas, aliadas ao apoio de instituições privadas, podem gerar um impacto real e duradouro na vida de jovens em situação de risco social.
Ao oferecer uma formação técnica de qualidade, aliada ao desenvolvimento de competências essenciais para a vida profissional e pessoal, o programa tem o potencial de reescrever a história de muitos jovens.
“Desde que entrei no programa, aprendi várias coisas que antes não sabia como fazer. Aqui, aprendi a mexer no computador e a organizar documentos”, pontua A.F.S., 18 anos, participante do programa. “Estou gostando da experiência, quero seguir nessa área e, quem sabe, ter minha carteira de trabalho assinada”, completa.
Apesar das dificuldades enfrentadas, como a resistência de algumas empresas em contratar jovens vinculados à Funase, a instituição vem trabalhando ativamente para reverter esse cenário, promovendo uma conscientização gradual, mostrando às empresas o potencial desses jovens, e ampliando o programa com a criação de mais vagas.
Além disso, a Funase oferece cursos profissionalizantes voltados para ajudar os jovens, como Atendimento ao Cliente, Informática, Básico de Montagem e Manutenção de Computadores, Introdução ao Design Gráfico, Introdução à Eletricidade Residencial, Eletrônica Básica, Redes Sociais e Marketing Digital, Básico de Fotografia e Operador Logístico.
2
00:11, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+