16 de abril de 2025 às 15:41 - Atualizado às 16:34
Família acusa hospital de Garanhuns de negligência após morte de adolescente 9 dias após dar à luz Fotos: Reprodução
Uma jovem de 16 anos acabou falecendo na última segunda-feira, 14 da abril, na cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano. A adolescente morreu nove dias após dar a luz ao primeiro filho, e segundo a família da garota, ela foi vítima de negligência médica ao ser liberada do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, mesmo apresentando um quadro de febre alta após o parto.
A jovem, indentificada como Maria Jaqueline Leite Cintra, teve o bebê na manhã do último dia 7 de abril, e foi liberada no dia seguinte. Os famíliares informaram que os médicos justificaram que os sintomas eram emocinais e comuns durante o trabalho de parto.
A irmã da adolescente, Jaíne contou que a jovem voltou para casa após ser liberada na terça (8), na cidade de São Bento do Una, também localizada no Agreste, mas não teve melhora.
“Ela tinha crises de ansiedade. Como ela estava longe de casa, longe de mim, longe de painho, ela se desesperou muito. Disseram que ela poderia vir para casa, porque era febre emocional. Só que de lá para cá ela não teve saúde, sempre teve febre”
Preocupados com o estado de saúde da adolescente, a família socorreu no sábado (12), porém também não apresentou melhora. No dia seguinte, ela foi novamente levada a um hospital em São Bento do Una, onde surgiu a suspeita de que ela estaria com infecção decorrente a permanência de restos de parto em seu útero. Na sequência, ela foi transferida para o Hospital Maternidade Regional Jesus Nazareno, em Caruaru.
“Nós resolvemos no sábado levá-la. O médico disse que ela poderia ter alguma infecção, só que era uma infecção urinária. Voltei para casa no sábado de madrugada, e domingo ela não estava melhor. Aí eu voltei para o hospital de São Bento novamente. Aí o médico examinou ela todinha e disse: ‘Olhe, seu útero está alto, você provavelmente, tá com o resto de parto, tá com infecção’”
Maria ainda foi levada ao Hospital Mestre Vitalino, porém, não reistiu às complicação na recuperação do parto e acabou falecendo, na segunda-feira (14).
A Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou o caso, por meio da delegacia de Caruaru, como uma ocorrência de morte a esclarecer. A corporação garantiu que "as investigações seguem até o esclarecimento do fato”. Já o Hospital Dom Moura, onde a jovem deu à luz, segue sem se pronunciar sobre o caso.
1
2
3
21:37, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
O Boletim Epidemiológico revela que 29 municípios apresentam incidência média e 10 apresentam alta incidência.
Com carga horária prevista de 900 horas-aula presenciais, incluindo sábados, domingos e feriados, para todos os cargos, as atividades acontecerão em tempo integral.
A fala do deputado pernambucano aconteceu durante sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
mais notícias
+