Instituição só existe graças à visão empreendedora de seu fundador, Inácio de Barros Melo Neto, e do apoio recebido do então governador de Pernambuco e do ex-prefeito da Marim dos Caetés.
19 de janeiro de 2026 às 17:58 - Atualizado às 19:15
Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e o ex-pefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Foto: Divulgação
A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), que em novembro do ano passado completou 10 anos, só existe hoje graças à visão empreendedora de seu fundador, Inácio de Barros Melo Neto, e do apoio recebido do então governador de Pernambuco Eduardo Campos e do ex-prefeito Renildo Calheiros.
Quem sempre ressalta a relevância dos dois políticos para a viabilização da FMO é o próprio Inácio, que também destaca a importância do sentimento de gratidão em todos os eventos públicos da instituição.
"Foram mais de dez anos de luta para que hoje a gente possa usar o slogan "Orgulho de ser FMO". Mas eu nunca esquecerei da contribuição fundamental de Renildo e Eduardo para que o sonho fosse transformado em realidade", afirmou Inácio de Barros Melo Neto.
De acordo com ele, Renildo Calheiros foi quem sugeriu o investimento em uma escola de medicina - a ideia original era uma faculdade de Direito.
E Eduardo, governador na época, firmou os convênios com os hospitais públicos, necessários para obtenção das autorizações iniciais de funcionamento da instituição.
"Sem Renildo e Eduardo a Faculdade de Medicina de Olinda simplesmente não existiria. Enquanto vida eu tiver, repetirei esta verdade", resume.
Hoje a FMO é uma das instituições privadas de ensino de medicina mais conceituadas do Brasil. A faculdade também tem avançado em seu processo de internacionalização.
Possui mais de dois mil alunos matriculados e vem experimentando um crescimento anual maior que a média de instituições similares, além de ser uma das mais importantes geradoras de desenvolvimento econômico e social da cidade de Olinda.
Ao longo de uma década a faculdade formou quase mil médicos, ajudando na melhoria do sistema de saúde do Brasil, além de ter contribuído para o desenvolvimento da cidade de Olinda, onde está sediada.
A FMO também figura como uma das melhores instituições privadas do Brasil em avaliações positivas do Ministério da Educação (MEC) ou em pesquisas como o Ranking Universitário da Folha (RUF 2025), do jornal Folha de São Paulo.
1
2
4
12:27, 25 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o órgão, os estabelecimentos precisaram apresentar documentos que comprovem a regularidade dos preços praticados.
Segundo a deputada do PDT, elas tiveram suas fotos incluídas não por semelhança com a suspeita, mas pelo fato de serem mulheres trans.
Na ação, os policiais cumprem 11 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar.
mais notícias
+