Policial ao lado de viatura. Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a Operação Novo Número, a 66ª Operação de Repressão Qualificada do ano, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato na modalidade de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A ação é coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPCRICI), sob o comando do delegado Eronides Meneses.
As investigações, iniciadas em dezembro de 2021, contaram com o suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). A operação também recebeu apoio operacional da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP).
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar, em Sertânia, município pernambucano e em São Vicente, em São Paulo, autorizados pela 17ª Vara Criminal da Capital. Um efetivo de 20 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, foi mobilizado para executar a ação.
A operação mira uma organização criminosa que utilizava meios eletrônicos para aplicar golpes financeiros e movimentar recursos ilícitos, caracterizando práticas de lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã da terça-feira, 3 de dezembro, a operação “Chamada Restrita”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em extorsão e lavagem de dinheiro.
A investigação, que começou em fevereiro de 2022, apontou que os suspeitos utilizavam ligações anônimas para ameaçar as vítimas, exigindo transferências via PIX para contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”.
Coordenada pelo delegado Adyr Martens, da 8ª Delegacia Seccional (8ª DESEC), a operação cumpriu dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, além de ordens de bloqueio de ativos financeiros. Os mandados estão sendo cumpridos em Igarassu. Houve a solicitação de bloqueio de ativos financeiros no valor de R$ 1 milhão.
Embora as principais ações tenham ocorrido na Região Metropolitana do Recife, um dos mandados foi executado em São Paulo, demonstrando a amplitude das atividades criminosas.
Ao todo, 40 policiais civis participaram da operação, incluindo agentes, escrivães e delegados. As investigações contaram com o apoio técnico da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). O Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE) também esteve presente nas ações de campo.
Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Paulista, onde serão formalizados os depoimentos e realizadas as diligências necessárias para o andamento do caso.
2
20:50, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+