Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em Pernambuco formação de profissionais em educação na primeira infância avança com nova turma

Aula inaugural transmitida pela UPE lança 62 municípios na capacitação de 251 inscritos para 150 vagas, fortalecendo políticas públicas.

Beto Dantas

07 de outubro de 2025 às 15:35   - Atualizado às 15:51

Secretária Yanne Teles participa da aula inaugural.

Secretária Yanne Teles participa da aula inaugural. Foto: Luana Guedes/SCJ-PE

Na noite desta segunda-feira (06), a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), realizaram a aula inaugural da segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância, programa pioneiro no país que tem fortalecido a rede de atenção à infância em todo o estado. A atividade, transmitida pelo canal oficial da UPE no YouTube, marcou o início de uma nova etapa de qualificação voltada a técnicos e gestores públicos das áreas de saúde, educação e assistência social.

Com número recorde de inscritos, 251 interessados para 150 vagas, a nova turma amplia a presença da residência para 62 municípios pernambucanos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em investir na formação continuada de profissionais que atuam diretamente na garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos.



Durante o evento, a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, destacou o papel estratégico da iniciativa: “A Residência vai além da formação individual: ela potencializa a capacidade dos municípios de organizar e monitorar as políticas públicas para a primeira infância. Cada projeto desenvolvido pelos profissionais formados se traduz em ações concretas, que fortalecem os protocolos de atendimento, melhoram a articulação entre serviços e garantem uma resposta mais precisa às necessidades das crianças”, afirmou.

 

A aula contou ainda com a participação da psicóloga Elisa Altafim, referência nacional em desenvolvimento infantil, e mediação da Dra. Mirtes Cabral Ribeiro, coordenadora do projeto pela UPE. Também participou a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Pilar Lacerda, que ressaltou a importância da cooperação federativa para a efetivação das políticas públicas de infância.

A primeira edição da Residência Intersetorial, concluída em 2024, formou 101 profissionais e resultou em 53 projetos de intervenção implementados em 44 municípios, com impacto estimado na vida de mais de 500 mil crianças pernambucanas. As iniciativas desenvolveram estratégias de fortalecimento da rede de proteção, aprimoramento dos fluxos de atendimento e ações voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância em seus territórios.

Os resultados foram reunidos no e-book “Residência Intersetorial em Primeira Infância: A intersetorialidade como princípio de atuação entre o cuidar e o intervir na primeira infância”, lançado durante o 21º Congresso Internacional de Inovação na Educação, realizado no Recife. A publicação compila artigos e experiências dos residentes sobre temas como direito à proteção, saúde, vínculos familiares e educação infantil.

Com 740 horas de carga horária total, a residência combina conteúdos teóricos e práticos, estimulando a elaboração de projetos aplicáveis nos municípios. A metodologia prioriza a articulação entre diferentes setores e o fortalecimento do trabalho em rede, pilares essenciais para a promoção de uma infância segura, saudável e com acesso integral aos seus direitos.

Com a nova turma, Pernambuco se consolida como referência nacional em políticas públicas para a primeira infância, apostando na qualificação humana e intersetorial como base para o desenvolvimento social e o fortalecimento das comunidades.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:01, 05 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra segurando bandeira de Pernambuco.
Iniciativa

Raquel Lyra lança projeto com releitura do Hino de Pernambuco em ritmos da cultura local

Os cantores Petrúcio Amorim e Nena Queiroga apresentou as novas versões da obra.

Felipe Andrade confirma permanência no PSD e anuncia pré-candidatura a deputado estadual.
Eleição

Vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade, confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD

O pré-candidato é o atual presidente do PSD em Paulista e foi coordenador, no município, da campanha vitoriosa de Raquel Lyra nas eleições de 2022.

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos em Pernambuco: 855 vagas são oferecidas com salários de até R$ 8.058,29; veja lista

As oportunidades se distribuem entre prefeituras municipais, autarquias e órgãos ligados ao Governo do Estado.

mais notícias

+

Newsletter