Desestresse

Em Pernambuco, detentos recebem sessões de acupuntura e ventosa para relaxar em presídios

As ações fazem parte de diversas iniciativas de saúde voltadas aos presos, neste mês de março, promovida pelo Governo do Estado.

detentos recebendo massagem
detentos recebendo massagem terapia. Foto: Divulgação.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização está realizando diversas ações de saúde voltadas aos detentos, neste mês de março, nas unidades prisionais da RMR e Interior do Estado.

No Presídio Marcelo Francisco de Araújo, no Complexo do Curado, foram promovidas sessões como ventosaterapia e auriculoterapia em detentos que trabalham na unidade.

Na unidade de Vitória Santo Antão houve o complemento do esquema vacinal contra Covid-19 e a abertura da campanha de vacinação contra a influenza, beneficiando mais de 100 reeducandos.

A vacinação contra a influenza também foi realizada no Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, onde foram imunizados 208 detentos.

Já o Presídio de Itaquitinga focou no combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com a realização de 100 testes rápidos.

Criação da secretária de ressocialização

A governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou as novas mudanças na estrutura de seu governo, que foram aprovadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no fim do ano passado.

A principal novidade é a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, que ficará responsável em gerir o sistema prisional de Pernambuco. As mudanças foram publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).

Até a terça-feira (9), a administração das prisões do estado estava integrada à Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres).

A mudança foi necessária para atender às demandas do programa “Juntos pela Segurança”, que também prevê a construção de 7.950 vagas para diminuir a superlotação penitenciária.

Segundo o governo, as novas vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 954 no Complexo do Curado; 155 em Caruaru; 2.754 em Araçoiaba; e 4.087 em Itaquitinga.

Conheça o chefe da Pasta: Paulo Paes

A governadora Raquel Lyra empossou no dia 19 de fevereiro Paulo Paes como chefe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Paulo Paes é formado em Administração, é policial penal desde 2002 e já atuou na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva da Ressocialização (Seres).

Em Canhotinho e em Pesqueira, no Agreste do estado, fez parte da Supervisão de Segurança no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) e no Presídio Desembargador Augusto Duque, respectivamente.

Também foi gestor na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. Até o momento, ocupava o cargo de secretário executivo de Ressocialização.