O levantamento também revela que 35% das vítimas do crime no Brasil já enfrentaram algum histórico de agressão ou violência doméstica.
08 de março de 2025 às 16:15 - Atualizado às 17:01
Feminicídio Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
No Estado de Pernambuco, 62% dos homicídios registrados contra mulheres são cometidos com uso de arma de fogo.
A princípio, os dados são da 4ª edição da pesquisa “Pela Vida das Mulheres: o papel da arma de fogo na violência baseada em gênero”, do Instituto Sou da Paz, esses dados vieram a público neste sábado, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.
Pernambuco ocupa a terceira pior colocação no ranking de taxas de homicídios de mulheres com arma de fogo no país, registrando 3,7 casos por 100 mil mulheres.
Apenas o Ceará, com 3,8 casos por 100 mil, e a Bahia, com 4 casos por 100 mil, estão em posições piores.
No entanto, a pesquisa se baseou em estatísticas criminais de 2023. No total, o Brasil contabilizou 3.946 homicídios de mulheres no ano seguinte.
Portanto, no Nordeste, 63% das mulheres assassinadas foram mortas com arma de fogo.
Sendo assim, as regiões Norte e Sul também apresentam números altos, com 49% e 45%, respectivamente.
Além disso, a pesquisa revela que 35% das vítimas de arma de fogo no Brasil já enfrentaram algum histórico de agressão ou violência doméstica.
O estudo também revela um aumento de 35% nos registros de violência armada não letal entre 2021 e 2023.
Contudo, no estado pernambucano, o perfil das vítimas acompanha o cenário nacional, que é formado em sua maioria por mulheres negras (64%) e adultas (55% entre 20 e 39 anos).
“É urgente falar do impacto da violência armada na vida das mulheres e da necessidade de investir em políticas de controle de armas orientadas às questões de gênero”, Afirmou.
“São medidas que podem contribuir para a prevenção dos feminicídios e para o enfrentamento de um problema social que exige intervenção pela União, estados e municípios e em diferentes áreas, como saúde, segurança pública e assistência social”, completou a gestora.
2
04:38, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+