O encontro reuniu parlamentares, representantes de movimentos sociais e cidadãos para debater o cenário preocupante da saúde pública na capital pernambucana.
Saúde no Recife é tema de audiência pública Foto: Reprodução /Vídeo
Na manhã desta ultima quarta-feira (7), o vereador Felipe Alecrim (Novo) conduziu uma audiência pública sobre a saúde no Recife, no plenarinho da Casa de José Mariano. O encontro reuniu parlamentares, representantes de movimentos sociais e cidadãos para debater o cenário preocupante da saúde pública na capital pernambucana.
Felipe Alecrim abriu os trabalhos com um alerta contundente:
“Os dados são preocupantes. Mais de 34 mil usuários deixaram de ser atendidos nas Policlínicas e Unidades de Saúde da Família, nos primeiros quatro meses desse ano. São milhares de cidadãos que enfrentam consultas canceladas, falta de profissionais, ausência de insumos básicos e filas injustas.”
O parlamentar também chamou atenção para a ausência de planejamento por parte do poder público:
“Aproximadamente, 20% da população do Recife está sem cobertura adequada da saúde básica. Não há um cronograma oficial para a construção de novas unidades básicas de saúde e também nomeação de novos profissionais”, afirmou.
Leia Também
Veja Também
O evento contou ainda com a participação dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Aleff Collins (PP), além de representantes de diversas entidades como o Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas, o grupo Vivendo com Autismo e a Associação Brasileira da Síndrome de Williams.
Durante o encontro, mães atípicas exibiram vídeos de protestos por atendimento digno, pacientes com doenças negligenciadas denunciaram a falta de insumos básicos, como curativos especializados, e pessoas com doenças raras pediram mais reconhecimento e políticas públicas específicas.
Ao final da audiência, Felipe Alecrim destacou que a escuta da população terá consequências práticas:
“A partir dessa audiência, várias fiscalizações vão ser feitas e requerimentos serão aprovados na Câmara Municipal do Recife. O objetivo é fazer valer a voz de cada cidadão que trouxe sua demanda”, garantiu.
3
4
12:22, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+