A atuação dos parlamentares reforça o compromisso histórico com a defesa do bolso da população e o combate aos abusos praticados pelas operadoras de energia.
20 de junho de 2025 às 18:03 - Atualizado em 22 de junho de 2025 às 12:56
Eduardo e Lula da Fonte votam a favor dos consumidores e contra aumento na conta de luz Foto: Divulgação
Os deputados federais Eduardo da Fonte (PP-PE) e Lula da Fonte (PP-PE) votaram a favor da manutenção do veto presidencial que impediria um aumento bilionário nas contas de luz dos brasileiros. Com a derrubada do veto pelo Congresso, especialistas estimam um impacto de até R$ 197 bilhões nas tarifas de energia até 2050, o que pode gerar aumento direto na fatura dos consumidores.
A atuação dos parlamentares reforça o compromisso histórico com a defesa do bolso da população e o combate aos abusos praticados pelas operadoras de energia. Eduardo da Fonte tem projetos de lei e posicionamentos firmes em favor de uma tarifa mais justa e de maior transparência no setor elétrico.
“Nosso mandato sempre esteve ao lado do povo, lutando por uma conta de luz mais justa. Não podemos permitir que manobras legislativas incluam custos bilionários que serão pagos por quem mais precisa de proteção: o consumidor brasileiro”, afirmou Eduardo da Fonte.
A decisão dos deputados vai ao encontro da posição de entidades como a Frente Nacional dos Consumidores de Energia, que considerou a derrubada dos vetos um retrocesso para o país.
“Não é justo que o consumidor pernambucano e brasileiro pague essa conta mais uma vez. Pernambuco já tem uma das contas de luz mais caras do país e não podemos permitir mais aumentos abusivos.”, completou Lula da Fonte.
Leia Também
Veja Também
A votação em questão envolvia trechos adicionados à lei que trata da regulamentação da energia eólica offshore, mas que incluíam emendas sem relação com o tema principal, conhecidas como “jabutis”. Entre os dispositivos estão medidas que obrigam a contratação de fontes específicas de energia, sem critérios técnicos ou concorrência, o que deve elevar artificialmente os preços.
2
00:48, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+